Inspeção Veicular 2010

links patrocinados

Inspeção Veicular 2010

Inspeção Veicular 2010

Os motoristas devem se antenar a alguns cuidados que devem ser tomados quando estes estiverem no volante. Os principais cuidados vêm da própria consciência do motorista, primeiramente nunca se deve pegar um carro alcoolizado, este é o principal causador de acidentes, o motorista deve consciência de que ao ocasionar um acidente devido à embriaguez, ele estará colocando em risco pessoas que não tiveram nenhum envolvimento com a sua imprudência, sendo assim, ele poderá tirar vidas de pessoas que nem ao menos bebem.

Outro ponto importantíssimo é a utilização do cinto de segurança, não apenas a do motorista procure solicitar aos seus passageiros que todos estes façam uso deste equipamento de segurança, fazendo isso, você evitará que pessoas que estejam com você se machuquem caso alguma fatalidade venha a acontecer.

Além disso, os cuidados com o veículo, se o mesmo possui água, óleo, está com as pastilhas de freio em ordem, enfim, se está tudo dentro dos padrões criados pelas inspeções veiculares.

Inspecao no seu veiculo

O motorista deve se atentar a documentação do veículo também, se as multas foram pagas e também se o IPVA está em ordem, pois em uma viagem, por exemplo, o carro pode ser confiscado por não ter essa documentação paga.

O que é Inspeção Veicular?

Segundo a legislação número 9.503, promulgada em Setembro do ano de 1997, a Inspeção Veicular é obrigatória a todos os cidadãos que possuam automóveis, sejam eles, motos, carros, vans, micro-ônibus, ônibus, tricíclo ou qualquer que seja os automóveis que este portar, havendo ou não modificações no motor e nos demais adornos do automóvel.

Esta Lei foi decretada como uma prevenção de possíveis acidentes, forçando os cidadãos a manterem seus automóveis dentro dos padrões de qualidade que visão a proteção de toda a população vigente em território nacional. Portanto a finalidade desta é manter os cidadãos em segurança no trânsito.

Consciencia no Transito

Os órgãos responsáveis por estabelecer os padrões a serem seguidos é o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial) que, além de analisarem as condições mecânicas e elétricas dos automóveis tem a obrigação de examinar e conferir os níveis de poluição ocasionados pelos mesmo quando estes estão em funcionamento, tomando por base a opacidade da fumaça liberada pelo cano de escape.

Casos de Reprovação e Penalidade dos Infratores da Inspeção Veicular

Há casos em que o carro pode ser reprovado na inspeção veicular, isso ocorre quando este ultrapassa os limites de emissão de gases poluentes, caso isso ocorra, basta adequar o seu carro seguindo as regras vigentes de poluição automobilística, o proprietário do automóvel tem até um mês para entrar nos moldes vigentes.

o que e Inspeção Veicular 2010

As inspeções veiculares são realizadas todos os anos, caso o motorista não tenha realizado a inspeção no prazo estipulado pelas instituições ele poderá solicitar a mesma através de um agendamento que pode ser marcado em qualquer período do ano.

Caso o motorista não tenha realizado a inspeção neste ano e for pego pelos agentes de trânsito, este pagará uma multa no valor de 550 reais.

Quanto Custa a Inspeção Veicular?

A taxa a ser paga pelo motorista é de 61 reais e 98 centavos, a inspeção leva aproximadamente seis minutos para ser feita.

Quanto custa a inspecao veicular Reprovacao na Inspecao Veicular

Pesquisar