Inscrições Prouni 2010

links patrocinados

Inscrições Prouni 2010

Inscrições Prouni 2010

O Prouni é um programa desenvolvido pelo Governo Federal no ano de 2004 e tem por objetivo a inclusão de pessoas de baixa renda no ensino superior, com o previlégio de bolsas de estudos nos valores integrais ou parciais, em instituições privadas. Os candidatos a bolsa são selecionados de acordo com a renda familiar e a nota obtida no ENEM, dando prioridade para aqueles alunos com melhor desempenho. O Prouni já atendeu mais de um milhão de estudantes, destas 67% foram bolsas integrais.

O Prouni funciona com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa que dá apoio para os planos e reestruturação e expansão das Universidades Federais (Reuni) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Bolsa permanência

A Bolsa Permanência é oferecida para custear as despesas que o aluno possui ao realizar um curso de nível superior. A bolsa é dada apenas aos alunos que possuem bolsa integral, que fazer cursos presenciais com no mínimo 6 semestres e com carga horária superior a 6 horas diárias.

Prouni 2010

A bolsa pode ser suspensa, ou até mesmo encerrada, caso o aluno não preencha mais os pré-requisitos indicados. Caso o beneficiado não utilize o recurso par ao fim educacional, a bolsa será encerrada. O bolsista receberá o benefício apenas quando inscrito no programa. Não existe pagamento retroativo, ou seja, não serão oferecidos valores referentes a gastos realizados antes da inscrição do aluno na bolsa. O site do Prouni possui um edital publicado pelo Ministério da Educação que oferece informações mais completas aos interessados na bolsa.

Parceiros Prouni

Inscricao Prouni

Para que todos os interessados tenham acesso a internet para inscrição no projeto, o Prouni criou parcerias que dão alternativas próximas aos estudantes. A FUNAI, através dos CIEE e as administrações regionais e pontos do Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão – GESAC. Além disso, existem as parcerias com as universidades que aceitam alunos do Prouni. São inúmeras universidades brasileiras, espalhadas em vários estados, permitindo acesso de muitos alunos que não teriam esta oportunidade por causa da falta do dinheiro. É possível identificar as universidades cadastradas no programa na realização da inscrição.

Dados do Prouni

Cadastro Prouni

Em 2013 foram registradas mais de 2 milhões de inscrições de mais de 1 milhão de candidatos (cada candidato pode fazer até duas opções de curso para ganhar a bolsa). Foram dadas mais de 160 mil bolsas de estudos, em doze mil cursos de 1.078 instituições de ensino. Foram 108.686 bolsas integrais e 53.643 bolsas parciais. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os estados que tiveram maior número de inscritos no Prouni.

Apenas no segundo semestre de 2012, cerca de 90 mil bolsas foram oferecidas no Brasil, somando com as 194.311 ofertadas no primeiro semestre do mesmo ano. São milhões de brasileiros beneficiados. Em 2012, apenas de bolsas integrais formam 148.415 mil bolsas. Isto quer dizer que quase 150 mil alunos conseguiram ter todas as despesas, da mensalidade de uma faculdade particular, pagas. É o acesso a educação possível para todos.

Programa universidade para todos Prouni Inep

Pesquisar