INEP Enem 2011

links patrocinados

INEP Enem 2011

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido popularmente como ENEM, é uma prova que avalia a qualidade do ensino médio oferecido no país e que é realizado pelo Ministério da Educação, o MEC. Atualmente a prova serve como porta de entrada para universidades públicas, funcionando até como vestibular por algumas faculdades.

A prova também é usada como método de consessão de bolsas de estudos integrais ou parciais por universidades particulares através do Programa Universidade para Todos, conhecido como ProUni e também para que estudantes possam obter o Financiamento Estudantil.

O exame é o maior exame eximinatório do país, e também é o segundo maior do mundo.

A primeira versão da prova foi aplicada no ano de 1998 e tinha 63 questões que eram apenas para avaliarem a qualidade da educação dos alunos que estudavam cursando o ensino médio.

Atualmente o modelo de prova mudou e o exame é realizado em dois dias de prova, com 180 questões objetivas, com questões das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia), Linguagens (Literatura, Língua portuguesa, Língua estrangeira (onde o aluno escolhe entre a língua espanhola ou inglesa), Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e Comunicação) e questões de matemática.

O que e INEP

A prova também necessita que o aluno escreva um texto dissertativo argumentativo com no máximo 30 linhas, sobre algum tema recente que teve muita repercurssão na mídia. Na prova é avaliado o posicionamento e a capacidade argumentativa do candidato.

Desde a reformulação da prova, o ENEM tamabém serve como certificação de conclusão em cursos de Educação de Jovens e de adultos, o EJA, no ensino médio.

Últimos anos da Prova do Exame Nacional do Ensino Médio

O novo modelo de prova do Enem contém 180 questões de múltipla escolha com 5 alternativas de resposta, onde apenas uma estará corrta.

Na tentativa de evitar fraude e colas indevidas, existem 4 versões de prova que são diferenciadas pelas cores (azul, amarela, rosa e branca).

O que e Enem

Vale ressaltar que todas as questões são iguais em todas as versões de prova, o que muda é a ordem da questão e das respostas.
Para este ano de 2013, existem 7.105.903 candidatos inscritos.

Para participar da prova

Para fazer a prova basta se inscrever no site do INEP. A taxa para quem quiser participar é de trinta e cinco reais. Mas alunos concluintes do Ensino Médio, matriculados em instituições públicas de ensino e participantes que declarem e confirmem carência estão isentos do pagamento.

Data das provas

Exame nacional do ensino medio

Em 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, sábado e domingo respectivamente.

No sábado, serão 90 questões de múltipla escolha das áreas da natureza e da área de humanas, cada uma com 45 questões.

Para a fazer as provas o pretendente deverá usar somente caneta esferográfica de cor preta e feita com material transparente. Ao entrar na sala, deverá desligar o celular. Também é obrigatória a apresentação de um documento com foto original.

Para que serve o Enem Para que serve o Inep

Pesquisar