HCPA Residência Médica 2010

links patrocinados

HCPA Residência Médica 2010

HCPA Residência Médica 2010

O Hospital das Clínicas de Porto Alegre, ou simplesmente HCPA, foi criado em setembro de 1970, como uma empresa pública. A instituição é vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e integra a rede nacional de hospitais universitários, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, uma das principais características da instituição é o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia voltado para a área médica, além da promoção de atendimento à comunidade gaúcha e espaço de ensino para os estudantes dos cursos de Saúde.

Histórico do HCPA

A criação do HCPA representou um grande avanço para os estudantes de Medicina. Desde 1931, alunos e professores da Faculdade de Medicina já buscavam a construção de um centro universitário hospitalar. O terreno para a criação deste espaço foi adquirido pela instituição em 1938. Contudo, devido a muitos problemas durante as obras, a construção acabou se arrastando por ano. Apenas em 1971 foi realizado o primeiro procedimento e a primeira internação no local. Apesar do início dos atendimentos, a obra seguia inacabada.

Aos poucos, novos setores do HCPA foram sendo inaugurados, como o Bloco Cirúrgico, o setor de Radiologia, o Laboratório de Patologia Clínica e diversos outros. Ano após ano, o hospital foi ampliando sua estrutura e, atualmente, é um dos principais centros médicos do Rio Grande do Sul.

HCPA Residência Médica 2010

Assistência, Ensino e Pesquisa

O HCPA tem como missão institucional a promoção de assistência, ensino e pesquisa. Em relação à assistência, o local atende à comunidade de maneira gratuita, possuindo uma estrutura para o atendimento a mais de sessenta especialidades. A maioria dos pacientes do HCPA é composta por pacientes vindos do SUS (Sistema Único de Saúde). No local, são realizados desde os procedimentos mais rotineiros até os mais complexos, como cirurgias e longas internações.

O quesito Educação é realizado a partir da vinculação acadêmica do hospital à Ufrgs. O HCPA disponibiliza toda a sua estrutura para atividades de ensino para o nível médio, graduação e pós-graduação. Por fim, no HCPA são realizadas também pesquisas epidemiológicas, clínicas e biomédicas, em parceria com diversos cursos de pós-graduação.

Residência médica

Residência médica no HCPA

Para cumprir com suas funções de Ensino, o HCPA oferece um programa de residência médica para estudantes recém-formados em cursos de Medicina. A residência médica funciona como uma espécie de pós-graduação, onde os estudantes iniciam sua especialização em determinada área. A residência médica no HCPA tem duração de dois anos.

Residência Médica 2010- HCPA

No total, o HCPA oferece 46 programas diferentes de residência médica, distribuídos em 30 áreas de atuação. Todos os anos, a instituição recebe cerca de 200 novos residentes, que têm a possibilidade de desenvolver suas atividades práticas, sempre supervisionadas.

Como fazer residência médica no HCPA

Para iniciar o programa de residência média no HCPA, os estudantes recém-graduados em cursos de Medicina devem passar por um processo que inclui prova escrita, análise curricular e entrevista. A prova tem peso de 90%, enquanto análise do currículo e entrevista têm 5% cada. As vagas são preenchidas pelos alunos que obtém as melhores pontuações em suas respectivas áreas.

Ensino e pesquisa Como fazer residência médica

Pesquisar