HCPA Residência 2010

links patrocinados

HCPA Residência 2010

HCPA – residência 2010

O Hospital das Clínicas da cidade de Porto Alegre (HCPA) está ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ao Ministério da Educação. Isso porque o HVPA é hospital-escola desta instituição de ensino.

Sobre o Hospital das Clínicas de Porto Alegre

O hospital foi criado a partir de uma lei federal de setembro de 1970. A ideia para sua criação, no entanto, vinha desde a década de trinta, quando a Faculdade de Medicina da UFRGS já sonhava com um hospital universitário, no qual os alunos pudessem colocar em prática aquilo que haviam aprendido em sala de aula e nos laboratórios da instituição. A obra foi autorizada pelo governo federal da época e o término da construção do prédio, por conta de problemas diversos, demorou mais de trinta anos. Em 1971 começaram a ser realizados os primeiros atendimentos médicos com o prédio ainda em construção. Aos poucos novos serviços e novas especialidades médicas foram sendo incorporados ao hospital e a integração com a universidade se consolidou, de modo que cada vez mais alunos e professores passaram a atuar no local.

Atualmente o HCPA é reconhecido em todo o país por conta de seus serviços de qualidade e o Clínicas, como é popularmente conhecido, recebeu recentemente o título de hospital universitário modelo.

Cirurgia HCPA Residência 2010

Serviços médicos e de enfermagem

O HCPA oferece aos seus pacientes, tanto os provenientes do SUS quanto os que possuem convênios, atendimento de qualidade realizado por uma equipe médica capacitada. Atuam no Hospital de Clínicas doutores em anestesia, cardiologia, cirurgia plástica, cardiovascular, torácica, vesicular periférica, pediátrica e do aparelho digestivo, coloproctologia, dermatologia, medicina paliativa, endocrinologia, epidemiologia, bioestatística, fisiatria, gastroenterologia, genética, ginecologia e obstetrícia, hematologia, hemoterapia, imunologia, mastologia, medicina intensiva, nuclear e ocupacional, nefrologia, neonatologia, nutrologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, pneumologia, psicologia, psiquiatria, radiologia, radioterapia, recreação, reumatologia e urologia.
O Clínicas também conta com serviços de enfermagem dos mais diversos, entre eles cardiovascular, cirúrgico, materno infantil, onco-hematológico, pediátrico, psiquiátrico, de saúde pública e de terapia intensiva.

Residência médica

A Comissão de Residência Médica do HCPA é responsável por coordenar os programas de residência médica do hospital. Ao todo são oferecidos quarenta e seis programas, que tem por objetivo proporcionar qualificação médica sob regime especial de treinamento em serviço para os inscritos.

Professores HCPA Residência 2010

O Hospital das Clínicas de Porto Alegre possui o maior número de candidatos por vaga para os programas de residência médica em todo o estado. Entre os programas oferecidos, que são modalidades de ensino de pós-graduação com orientação de médicos altamente qualificados, estão alergia e imunologia, anestesiologia, cancerologia, cirúrgica e pediátrica, cirurgia cardiovascular, cardiologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia pediátrica, cirurgia geral,cirurgia torácica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica médica, dermatologia, coloproctologia, endocrinologia, genética médica, mastologia, gastroenterologia, infectologia, medicina da família e comunidade, medicina física e de reabilitação, medicina do trabalho, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, medicina nuclear, neurocirurgia, nefrologia, neurologia, obstetrícia e ginecologia, nutrologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, patologia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria, pneumologia, radiologia, radioterapia, reumatologia e urologia.

O ingresso nos programas de residência se dá por meio de prova escrita, análise de currículo e arguição de currículo. Em alguns casos é necessário ter experiência anterior comprovada em determinadas áreas médicas.

Hospital HCPA Residência 2010 2010 - HCPA Residência

Vídeo HCPA Residência 2010

Confira um vídeo com um dos projetos do HCPA

Pesquisar