Guia de Carreiras – Geografia

links patrocinados

Sobre Guia de Carreiras - Geografia

Guia de Carreiras – Geografia

“Meus pais queriam que eu fosse médico. Mas meus avós sonhavam que eu fosse um renomado cientista. Os meus tios me imaginavam interpretando nos palcos da vida, sendo a artista mais bem paga e sucedida dos novos tempos. Mas sabe de uma coisa: me agradei e escolhi educação física”.

Esta história acontece com muitos jovens recém formados que não sabem o que escolher para ser um profissional reconhecido. A pergunta que não quer calar é: Mas o que escolher no dias de hoje com tantas oportunidades ofertadas?

Antigamente era mais fácil decidir, pois não havia tantas possibilidades. Mas na atualidade há um arsenal de profissões que deixam qualquer jovem ou até mesmo uma pessoa estabilizada profissionalmente de cabelos em pé.

Então, já escolheu a sua profissão? Ou ainda procura ler inúmeros artigos para ver onde você se encaixa? Não esqueça que para se ter uma profissão é preciso ler e estudar muito. A competição é acirrada para conquistar um lugar no mercado. Não perca tempo e procure o seu sucesso profissional.

Bacharelado ou Licenciatura em Geografia

Você já ouviu falar em geógrafo? Aqui vai a dica para quem pretende seguir a carreira. O profissional desta área exige um amplo conhecimento de diversos temas, que vão da sociedade à natureza.

Ele avalia os impactos de uma ação ambiental sofrida ao longo do tempo como o aquecimento global, por exemplo. Também realiza pesquisas físico-geográficas, produz mapas cartográficos e faz planejamentos ambientais para empresas e para a sociedade.

Mas para entrar no mercado de trabalho é preciso cursar Geografia, e logo após solicitar um registro especila no Crea para trabalhos no setor. Este registro é obrigatório somente para aqueles que querem exercer as funções técnicas da profissão, sendo descartado para educadores.

A graduação de geografia obriga o aluno a prestar estudo de campo durante o ensino. Desta forma, ele já sai com uma bagagem de conhecimentos e preparado para a profissão. Aulas e atividades como análise do solo e de imagens de satélites, mapas de áreas desmatadas e fotografias aéreas fazem parte da grade curricular.
Para quem quer atuar nas redes de ensino o curso dura em torno de três anos. Em contrapartida, a graduação para bacharelado dura em média quatro anos.

Áreas de atuação

O formando poderá trabalhar em órgãos de planejamento urbano, institutos agronômicos e geológicos, projetos ambientais, entre muitos outros setores. Para quem optar em dar aulas para alunos do ensino fundamental, médio e vestibular é só escolher o curso de licenciatura em geografia.

Mercado de trabalho

Devido aos problemas ambientais dos últimos anos, o mercado está aquecido nesta área. A questão ecológica, tão citada na nova era, obriga que as empresas procurem por estes profissionais para solucionar impactos ambientais antes de iniciar alguma obra.

Há grandes chances de crescer neste setor já que há uma carência de profissionais. As empresas de engenharia, multinacionais e instituições de pesquisas estão buscando constantemente profissionais capacitados para atuarem na preservação ambiental de seus negócios.

A base do salário é de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00, dependendo da sua área de atuação e titulação. Portanto, a escolha profissional é somente sua. Considere alguns aspectos importantes na hora de tomar a sua decisão para escolher a profissão, como visão de futuro e definição de objetivos pessoais e profissionais. Boa sorte!

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Geografia:

Aréa de atuação Geografia Geografia - Guia de Carreiras Profissão Geógrafo Campo de atuação Geografia

Pesquisar
Artigos Relacionados