Guadalajara 2011

links patrocinados

Guadalajara 2011

Guadalajara 2011

Os jogos Pan-Americanos é um evento multiesportivo que reúne todas as nações que integram o continente americano. Ele acontece em intervalo de quatro anos, sempre um ano antes das Olimpíadas. Em 2011, ele aconteceu na cidade de Guadalajara, no México.

O Pan de Guadalajara aconteceu entre os dias 14 e 30 de outubro. Além da cidade sede, algumas competições aconteceram em cidades próximas, como Puerto Vallarte, Lagos de Moreno, Ciudad Guzmán e Tapalpa. A cidade sede foi escolhida em 2006.

Em 2011, o Pan foi o segundo maior evento que reuniu diferentes esportes no mundo. Ao todo, mais de 6 mil atletas que competiram em 36 modalidades esportivas tentaram conquistar medalhas para os 41 países participantes.

Mascotes Guadalajara 2011

A cada edição do Pan, a cidade escolhe os mascotes a partir de alguma coisa que seja representativa. Para Guadalajara, foi escolhida a corsa chamada Huichi, um leão chamado Leo e o Gavo, o agave, planta de onde é extraída a tequila, bebida símbolo do México.

Participantes Guadalajara 2011

Participaram do Pan 42 países que fazem parte do Comitê Olímpio Internacional. São eles: Antígua e Barbuda, Antilhas Neerlandesas, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, estados Unidos, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Jamais, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Quadro de Medalhas Guadalajara 2011

O Pan de Guadalajara ficou marcado pelo bom desempenho dos atletas brasileiros em diversas modalidades. No quadro de medalhas, a primeira colocação ficou com os estados unidos, com 92 medalhas de ouro, 79 mealhas de prata e 65 de bronze, chegando a 236 medalhas. Em segundo lugar ficou Cuba, com 58 de ouro, 35 de prata e 43 de bronze, totalizando 136 medalha. O Brasil ficou em terceiro, com 48 de ouro, 35 de prata e 28 de bronze, 141 medalha no total.

O principal destaque ficou com a medalha de ouro inédita na ginastica artística masculina por equipes. Já a natação consegui conquistar mais de 20 medalhas, Tiago Pereira levou para casa 8 medalhas de ouro e 1 de prata.

Maurren Maggi – Pan Americano 2014

A paulista Maurren Maggi é um dos grandes nomes do atletismo brasileiro. Embora também participe de provas de 100 metros com barreiras, é salto em distância que Maurren Maggi se destaca. Nas Olimpíadas de Pequim, realizadas em 2008, a brasileira conquistou a medalha de ouro no salto em distância, com a incrível marca de 7,04 metros. Naquele ano, Maurren Maggi foi considerada a atleta da década pela renomada revista Sport Life.

Confira mais

Maurren Maggi - Pan Americano 2014 Maurren Maggi

No Brasil, os números de Maurren Maggi são imbatíveis. A atleta detém o recorde brasileiro e sul-americano de salto em distância, com a marca de 7,26 metros, ainda maior do que a conquistada em Pequim. Mesmo nas provas de 100 metros com barreiras, que não são sua especialidade, Maurren Maggi já conquistou grandes títulos, sendo até hoje a detentora do recorde sul-americano da modalidade.

Mas é em Jogos Pan-Americanos que a atleta realmente se destaca. Maurren Maggi é soberana nestas competições, tendo conquistado três medalhas de ouro em diferentes edições: em 1999, na cidade de Winnipeg, no Canadá; no Rio de Janeiro, em 2007; e em Guadalajara, no México, em 2011. Em Winnipeg, a brasileira também conquistou a prata nos 100 metros com barreiras.

Maurren Maggi - Pan Americano 2013

Os Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos são uma competição semelhante às Olimpíadas, mas com caráter mais local. Participam apenas atletas da América do Norte, Central e do Sul. A competição começou a ser disputada em 1951, na Argentina, em Buenos Aires.

Assim como as Olimpíadas, os Jogos Pan-Americanos acontecem de quatro em quatro anos. A escolha das sedes da competição é feita através de um sistema de rodízio desde o início: após a Argentina (América do Sul), foram sedes dos Jogos Pan-Americanos o México (América Central) e os Estados Unidos (América do Norte), com o retorno do evento para a América do Sul na sequência, em 1963, quando São Paulo foi a sede.

Pan Americano 2014

Próxima edição

Como mencionamos acima, Maurren Maggi conquistou a medalha de ouro em Guadalajara, no ano de 2011. Como o evento acontece de quatro em quatro anos, não teremos Jogos Pan-Americanos em 2014, somente em 2015. O evento acontecerá na América do Norte desta vez, tendo a cidade de Toronto, no Canadá, como sede.

Confira Maurren Maggi - Pan Americano 2014

Maurren Maggi nos Jogos Pan-Americanos de 2015

Em 2015, Maurren Maggi estará com 39 anos. Para alguns esportes, como o futebol, essa poderia ser considerada uma idade avançada para a participação nos Jogos Pan-Americanos. Contudo, Maurren Maggi segue uma rotina intensa de treinos, e tem mantido sua forma física de maneira impressionante. Por isso, a participação da brasileira nos jogos de 2015 não foi descartada.

Até o momento, entretanto, Maurren Maggi ainda não se pronunciou sobre sua possível participação nos Jogos Pan-Americanos de 2015. A brasileira não teve um bom desempenho nos Jogos Olímpicos de Londres, realizados em 2012, quando sequer chegou às finais. Contudo, a performance abaixo do esperado aconteceu devido a uma lesão. Para se recuperar plenamente, Maurren Maggi preferiu descansar durante 2013, para voltar a competir em alto nível no ano seguinte.

Pesquisar