FSM 2011

links patrocinados

FSM 2011

FSM 2011

Sobre o FSM 2011

Imagine um encontro em que pessoas de todo o mundo pudessem se juntar para discutir temas atuais e relativos à vida de milhares de outras pessoas. Pois esse encontro é o Fórum Social Mundial, cujo slogan é Um outro mundo é possível.

Evento

A organização do Fórum fica a cargo de movimentos sociais presentes em diversos países e o objetivo de todos é que sejam elaboradas alternativas para as mudanças sociais que acontecem no mundo. A primeira edição do fórum aconteceu em 2001 na cidade brasileira de Porto Alegre e contou com a participação de mais de 20 mil pessoas de diferentes países.

Alguns dos temas tratados no Fórum Social Mundial 2001 foram a produção de riqueza nas sociedades atuais, a sustentabilidade (e preocupação com o meio ambiente), o poder político exercido por grandes nações e a ética na sociedade que se configura atualmente.

2011

Já virou uma tradição o FMS acontecer nos dois primeiros meses do ano, assim, o FMS 2011 ocorreu entre 6 e 11 de fevereiro na cidade de Dacar, no Senegal. As discussões contra o capitalismo neoliberal foram intensificadas, sempre seguindo a Carta de Princípios elaborada pelos organizadores.

Edições Anteriores

Nos anos de 2002 e 2003 o palco para o FMS continuou sendo a cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Já em 2004, o evento ultrapassou as fronteiras e teve como sede Mumbai, na Índia.

No ano seguinte, o Fórum retornou a Porto Alegre e já apresentava expressiva notoriedade na mídia e grande quantidade de participantes. Foram mais de 110 mil participantes, mais de 1500 representantes de organizações de 117 países do globo.

Em janeiro de 2006, houve duas edições do FMS simultaneamente na África e na América Latina. As cidades que receberam o evento foram Bamako, em Bali, e Caracas, na Venezuela.

Nairóbi, no Quênia, foi a localidade escolhida para receber o Fórum em 2007. No ano seguinte, o FMS não ocorreu oficialmente, o que houve foi uma Semana de Mobilização Global. O Brasil voltou a receber uma edição do fórum em 2009 e tudo ocorreu em Belém, capital do Pará.

Em sua décima edição, o Fórum Social Mundial voltou para Porto Alegre nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de janeiro de 2010.

FSM Porto Alegre 2014

A importância da discussão dos problemas sociais e de possíveis soluções para eles é o principal objetivo da FSM Porto Alegre 2014. O evento é aberto ao público e ainda traz vários convidados para fomentar debates críticos, seminários temáticos, shows e atividades de diversos tipos.

Sobre o FSM Porto Alegre 2014

FSM Porto Alegre 2014 FSM Porto Alegre

Fórum Social Mundial Temático de 2014 será realizado na capital gaúcha de Porto Alegre. Para fazer a abertura do evento é realizada uma marcha em prol de várias causas, como na luta pela democracia, dignidade humana, capitalismo, justiça e sustentabilidade. O slogan do FSM Porto Alegre 2014 é “Um outro Mundo é Possível”, frase usada em todas as cerimônias do Fórum.

Por ser um movimento que ocorre no mundo todo, além do FSM Porto Alegre 2014, outras cidades brasileiras e outros países também recebem o Fórum, já possuindo sede na América Latina, América do Norte, Europa, África e até na Ásia. Alguns países que já sediaram o evento, como Estado Unidos, Índia, Tunísia, África do Sul, Tanzânia e muitos outros.

FSM

Principais características do evento

Entre os principais aspectos que caracterizam o FSM Porto Alegre 2014 está o forte engajamento social. A organização tem como principal debate o crescimento da economia e da globalização junto ao crescimento das desigualdades sociais. O FSM traz ainda, para sustentar ainda mais o evento, representantes de vários países, com políticas e realidades bem diferentes da nossa.

O Fórum acontece sempre em janeiro, quando também é realizada o Fórum Econômico Mundial – FEM. A data foi escolhida especialmente para ser uma afronta ao FEM, mesmo os dias não coincidindo. Esse evento econômico é uma reunião entre políticos e empresários de diversos setores para a discussão de diversos assuntos, incluindo economia, saúde e sustentabilidade. Diferente do FSM Porto Alegre 2014, este evento tem um apelo mais capitalista.

FSM Porto Alegre 2013

Organização do FSM Porto Alegre 2014

O FSM Porto Alegre 2014 ocorrerá logo no primeiro mês do ano, quando a capital do Rio Grande do Sul será sede também de outros eventos, inclusive do Fórum Econômico Mundial. O FSM pretende inovar em relação ao ano passado e trazer novas abordagens de tema, além dos já mostrados. No ano de 2013, o evento acorreu entre os dias 26 e 31 de janeiro.

O planejamento é feito em uma união entre os organizadores do FSM Porto Alegre 2014 e de autoridades do município, como Prefeito, o Secretário de Finanças e outros representantes. Os temas dos debates e seminários ainda estão sendo estudados, para que os participantes do Fórum se deparem com um ótimo evento.

Fórum Social Mundial

Como participar do Fórum Social Mundial Temático

Para poder participar no FSM Porto Alegre 2014, as pessoas devem se inscrever e assegurar uma das vagas oferecidas. No ano de 2013, houve mais de 10 mil indivíduos inscritos e nas atividades livres cerca de 30 mil pessoas participaram, contando com os moradores da capital e também da região metropolitana. As inscrições para seminários e feiras serão feitas no site do FSM Porto Alegre 2014 e o evento também pode ser acompanhado nas redes sociais.

Pesquisar