Frutas Brasileiras

links patrocinados

Frutas Brasileiras

Frutas Brasileiras

Existem mais de trezentas frutas que são originárias do Brasil, embora muitas delas não sejam conhecidas pela maioria da população (tanto de nome como de se ingerir). Apesar de muita gente achar que certas frutas são brasileiras, é preciso desfazer esse mito, aqui vai uma lista das que não são: o morango (origem no Chile e nos Estados Unidos), a jaca (natural da Índia), a banana (é do continente asiático, mais especificamente a região leste), o mamão (pertence originalmente ao México), a laranja (originária da China) e a maçã (região da Europa, sem um país específico, pois é uma fruta muito antiga).

As frutas que realmente surgiram no Brasil são as seguintes: goiaba, coco da Baía, abacaxi, o maracujá caju e o cacau. Existem muitas outras, conforme mencionado anteriormente, que não são produzidas em grande escala no país – em alguns casos, até são transferidas e vendidas em outros locais no exterior, porém sem qualquer ganho financeiro ao Brasil, tampouco o prestígio. Segundo pesquisas, de uma lista de vinte frutas mais consumidas pelos brasileiros, apenas três delas são originárias daqui (a goiaba, o maracujá e o abacaxi).

Devido à mistura de culturas presentes no Brasil, é natural que até mesmo os hábitos alimentares e a preferência por frutas esteja influenciada pelos estrangeiros – ou seja, frutas que vieram da Europa pra cá, de regiões de imigrantes como Itália, Alemanha e afins, seriam logicamente tão (ou até mais) populares que as que os nossos índios cultivavam e os homens brancos continuaram a cuidar e também comercializar. Por isso também é frequente encontrar com frutas brasileiras que já estão extintas, agora virando apenas referência histórica – seja através de registro fotográfico, escrito ou de personalidades famosas que fazem referência.

Mais informações

As frutas são as melhores opções de lanches da tarde ou da manhã ou ainda complemento para o almoço ou o café da manhã. Também pode substituir o jantar caso esteja passando por um período de dieta, embora não se recomende ficar grandes períodos de tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento como carboidrato e proteína – as frutas são geralmente compostas por frutose e sacarose, ambos açúcares.

Apesar de toda a discussão sobre a valorização das frutas originalmente brasileiras, é preciso lembrar que se só nos limitássemos a elas, estaríamos enjoando facilmente das opções. Ainda bem que o Brasil é um país com variados solos e comportamentos climáticos, agradando tanto as frutas tropicais como as subtropicais, as que gostam do frio (região sul do país), etc. A sazonalidade das estações (significa que possuímos as estações – primavera, inverno, verão e outono – bem definidas), o que é benéfico para o desenvolvimento das frutas, também é uma contribuição positiva.

O problema da popularização de frutas de outros países no Brasil é a questão de acesso (o comércio popular geralmente gira em torno dos mesmos produtos ofertados ou então a preços exorbitantes). Uma exceção que vale a pena mencionar é o Mercado Municipal de São Paulo, que conta com a comercialização de frutas de vários outros países com um valor acessível e serve para matar a curiosidade de muita gente.

Fotos

Confira Fotos das Frutas Brasileiras:

Frutas brasileirasFrutas brasileiras
O Brasil produz muitas frutasO Brasil produz muitas frutas
Alguns tipos de frutas brasileirasAlguns tipos de frutas brasileiras

Pesquisar