Feriados 2012

links patrocinados

Feriados 2012

Quando começa a chegar o final do ano, uma das perguntas que o povo mais faz considerando o ano seguinte é: qual será o calendário de feriados? Por mais que ainda nem tenha passado o Natal e o Ano Novo, muitos gostam de se planejar antecipadamente e fechar viagens em família com o maior tempo de folga possível.

Primeiro semestre

Logo depois de janeiro, quando acontece a Confraternização Universal, comemorada no dia primeiro, o feriado mais esperado por todos é o Carnaval. No Brasil, por conta da fama festeira e dos hábitos da população, muitos dizem que o ano só começa depois do Carnaval.

Por isso, essa é uma das principais datas para viagens. Normalmente são organizados diversos festivais e blocos de Carnaval para aproveitar esses dias de folga. Em fevereiro de 2012, o Carnaval vai acontecer no dia 21, uma terça-feira. Isso significa que a semana provavelmente será emendada com a segunda-feira.

Os próximos feriados acontecem em abril, data para a Sexta-feira da Paixão e o feriado de Tiradentes, que acontecem em 06 e 21 de abril, respectivamente. Infelizmente, o dia 21 vai cair em um sábado, o que não ajuda a tirar uns dias de folga do trabalho. Em maio o Dia do Trabalho, sempre no dia 01, cai na terça-feira.

Segundo semestre

O último feriado antes do segundo semestre vai ser no dia 7 de junho, quando será comemorado o Corpus Christi. Esse também é um feriado muito importante, por fazer parte do calendário bíblico. Depois, 2012 ficará dois meses consecutivos sem nenhum feriado, sendo que o próximo está previsto somente para setembro.

Neste mês é quando se comemora a Independência do Brasil, sempre em 7 de setembro. Para melhorar um pouco a situação dos feriados de 2012, esta comemoração vai cair em uma sexta-feira. Outra sexta-feira de folga será em 12 de outubro, data da Padroeira do Brasil.

Para fechar bem o ano, novembro conta com dois feriados. O primeiro, no dia 2, é o Dia de Finados. O segundo, no dia 12, é quando se comemora a Proclamação da República. Depois disso é só esperar até o Natal chegar.

Calendário 2012 Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

Calendário 2012 Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

Sobre o Calendário 2012

Feriados são datas que todo mundo gosta, são aqueles dias para viajar, passear ou simplesmente ficar em casa sem fazer nada. Existem feriados em que as pessoas são ‘meio’ que convocadas a sair de casa e se juntar à festa (como é o caso do Carnaval). Em outros, como o Dia de Finados, geralmente são datas calmas em que não é todo mundo que resolve colocar o pé para fora de casa.

O feriado de Tiradentes está mais para o segundo tipo, em que as pessoas preferem sossego. Afinal, no dia 21 de abril, já não dá mais para ir à praia com os amigos e a proximidade com a Páscoa deixa as pessoas menos propícias a viajar.

Tiradentes 2012

Tudo indica que, no calendário 2012, o feriado de Tiradentes passe quase despercebido, uma vez que cairá em um sábado, dia em que muitas pessoas não trabalham normalmente.

Apesar de Tiradentes ter sido um mártir da história brasileira, esse feriado é bastante polêmico no país. O motivo é o dia seguinte, 22 de abril, não ser feriado também, pois é o dia em o território foi descoberto por Pedro Álvares Cabral no ano de 1500.

Dia do Trabalho

Ao contrário do dia de Tiradentes, o Dia dos Trabalhadores vai ser um feriado esperado ansiosamente em 2012. Isso porque o 1º de maio será em uma terça-feira e terá tudo para virar um feriadão, já que é comum as empresas e escolas emendarem a segunda-feira. Muitas vezes, estados e municípios declaram ponto facultativo no dia imediatamente anterior ao feriado quando acontece uma situação assim.

Comemorações

O Dia Internacional dos Trabalhadores é comemorado de diversas formas em várias partes do mundo. No Brasil, a data é repleta de comemorações por todos os estados. A mais famosa festa é a que acontece na cidade de São Paulo, mais precisamente no Campo de Bagatelle.

A Força Sindical, uma organização dos trabalhadores, é a idealizadora do evento todos os anos. Durante a comemoração do 1º de maio, acontecem shows com vários artistas nacionais como Zezé Di Camargo e Luciano, Banda Calypso e Padre Marcelo Rossi.

Para o público de milhares de pessoas também ocorrem sorteios de prêmios como carros e apartamentos.

Pesquisar