Exercícios para Combater o Sedentarismo

links patrocinados

Exercícios para Combater o Sedentarismo

Deixar de ser sedentário não é uma missão fácil, até mesmo porque para muitas pessoas, isso significa uma mudança muito significativa nas suas vidas. O primeiro passo para deixar de ser sedentário é motivar-se. O ideal é que você escolha por atividades que lhe proporcionem ânimo e motivação para começar. Uma vez animado, mais fácil será atingir o seus objetivos. Mas, quando você pensa em atividade física, o primeiro exercício que vem à mente é caminhar, apesar de existirem diversos outros tipos de atividade que podem lhe ajudar a sair do sedentarismo. Antes de escolher o exercício e o esporte com que você mais se identifique, é preciso experimentar e esgotar todas as possibilidades.

Recomendações iniciais

Exercícios para Combater o Sedentarismo Conheça os Exercícios para Combater o Sedentarismo

Se você é sedentário, antes de começar a praticar alguma atividade física, é preciso fazer um check up completo com seu médico para que ele avalie a atividade que melhor se adapte ao seu perfil e, que principalmente não gere riscos a sua saúde. Isso porque exercícios de alto impacto podem causar sérios problemas, como ataques cardíacos, caso a saúde do seu coração já esteja comprometida. Outra dica para deixar de lado o sedentarismo, é depois de realizar o check up, optar por alguma atividade ou esporte que utilize movimentos contínuos, como a natação, a corrida, o remo, a patinação, o ciclismo e a dança e, principalmente, escolhe a atividade que mais lhe dê prazer e que não seja vista como uma obrigação para manter a saúde em dia.

Como Combater o Sedentarismo

Confira mais

Durante o início, ou seja, nas primeiras semanas ou dias em que você resolver se exercitar e deixar de lado o sedentarismo, inicie de forma lenta até que você sinta seus músculos cansados, e então, pare. O ideal é que você aumente a duração do treino de forma gradual, até que você consiga realiza-los de forma tranquila por pelo menos 30 minutos ao dia sem sentir dor. Outra boa dica é aumentar a intensidade dos exercícios pelo menos uma vez por semana. Quando isto começar a acontecer, você já estará preparado para praticar exercícios que exijam mais esforço do seu corpo. Além disso, uma outra dica para começar a deixar de ser sedentário é praticá-la de duas a três vezes por semana, em ritmo intenso.

Alguns Exercícios para Combater o Sedentarismo

Aumentando a intensidade do exercício

Quando você começar a se sentir bem, você poderá aumentar a frequência e o tempo dos exercícios. Isso é importante porque dessa maneira você estará fortalecendo os músculos do seu corpo da maneira correta. Vale a pena lembrar que o nosso coração é um músculo, por isso, quando nosso corpo é submetido a um esforço muito grande, os músculos do esqueleto relaxam e se contraem de maneira alternada, fazendo com que o sangue seja bombeado em direção a ele e tornando o coração mais resistente e elástico, ou seja, mais forte.

Exercícios para Combater o Sedentarismo - saiba mais

Consulte seu médico

Vale ainda ressaltar que antes do início de qualquer atividade, sendo você sedentário ou não, é muito importante consultar seu médico para que você possa praticar a atividade escolhida com segurança.

Pesquisar
Artigos Relacionados