Estádios da Copa 2014

links patrocinados

Estádios da Copa 2014

Estádios da Copa 2014

O Brasil sediará uma Copa do Mundo após 63 anos. A última – e única – vez que recebeu o evento mais importante do futebol mundial foi em 1950, quando a seleção brasileira perdeu a final no Maracanã para o Uruguai. O ‘maracanazo’ como ficou conhecido o episódio ficou marcado na cabeça dos brasileiros e ainda hoje, é difícil de ser esquecido.

Porém, em 2014 a seleção brasileira terá a chance de vencer a sua sexta Copa do Mundo e, melhor, diante de sua torcida. Os palcos do evento estão sendo montados. Os estádios da Copa 2014 estão em fase final de conclusão e serão ao todo em 12. As cidades-sede são: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Cuiabá, Manaus, Curitiba, Belo Horizonte e Natal.

Estádios prontos para a Copa de 2014

Estádios da Copa 2014

Os estádios tiveram escolha quase unânime em todas as cidades. O caso de São Paulo foi o mais complicado. Inicialmente a escolha era pelo Morumbi, do São Paulo FC. Porém uma série de problemas e desavenças entre os organizadores e o tricolor paulista, a estádio foi transferido para o Itaquerão, que seria construído pelo Corinthians. A sede de São Paulo inclusive sediará a abertura do torneio.

No Rio de Janeiro o estádio escolhido foi o Maracanã. É neste estádio da Copa 2014 que acontecerá a grande final. O novo Maracanã já está pronto desde maio de 2013, pois foi sede, também, da Copa das Confederações, evento teste para a Copa do Mundo. Além do Maracanã, o Mané Garrincha em Brasília, o Mineirão em Belo Horizonte, o Castelão em Fortaleza, a Arena Pernambuco em Recife e a Fonte Nova em Salvador também já estão prontos pois foram utilizados na Copa das Confederações.

Estádios da Copa do mundo no Brasil

Estádios da Copa de 2014 ainda em construção

A outra metade dos estádios da Copa de 2014 ainda não está concluída, mas está e fase final de construção. O Itaquerão em São Paulo possui 78% de conclusão, o Beira-rio em Porto Alegre tem 72%, a Arena das Dunas em Natal 68%, a Arena Pantanal em Cuiabá 67%, a Arena da Baixada em Curitiba 66% e a Arena da Amazônia em Manaus 62%, segundo dados do mês de junho de 2013.

O prazo para conclusão dos estádios é dezembro de 2013, ou seja, 6 meses de prazo. Todas as cidades-sede garante que os estádios da Copa 2014 estarão prontos a tempo. É importante lembrar que os seis estádios que seriam utilizados na Copa das Confederações deveriam sem entregues a FIFA em dezembro de 2012.

Estádios Copa 2014

O único que cumpriu o prazo foi o Castelão em Fortaleza. A FIFA já informou que não admitirá atrasos nos estádios restantes. Por isso as seis sedes com estádios da Copa 2014 ainda em construção correm contra o tempo para termina-los.

Legados dos estádios

Ainda há dúvidas com relação a utilidade de alguns estádios da Copa 2014 depois do torneio. Em Brasília e Manaus, por exemplo, não há clubes de futebol de grande expressão nestas cidades e os estádios podem não ter utilização após a competição.

Sendo assim, os governos dos estados envolvidos farão acordos de cessão destes estádios a iniciativa privada para que sejam realizados outros eventos como shows, e convenções afim de não tornar os estádios da Copa 2014 grandes elefantes brancos.

Copa 2014 Estadios prontos para Copa de 2014

Pesquisar