EPCAR 2012

links patrocinados

EPCAR 2012

EPCAR 2012

Sobre a EPCAR 2012

Enquanto a maioria dos estudantes brasileiros estuda constantemente durante o ensino médio para conquistar uma vaga em uma universidade brasileira de respeito, outros gastam esse mesmo tempo tentando se qualificar para a Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar (EPCAR). Aqueles que desejarem ingressar na instituição antes, para ter um preparo maior, podem se candidatar a uma vaga do Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar (CPCAR).

Ensino militar

Por ser uma escola militar, a EPCAR tem algumas limitações na possibilidade de fazer parte do seu quadro de pessoal. Para começo de conversa, a instituição aceita somente homens para o treinamento que visa formar pessoas qualificadas para o serviço militar aéreo.

Aqueles que tem desde cedo na cabeça a vontade de fazer parte desse universo podem disputar uma vaga do CPCAR em 2012. O Curso tem a mesma validade do Ensino Médio tradicional e a mesma duração também, que se desenvolve pelo período de três anos. Porém, por ser uma instituição militar, o ensino é ministrado em regime integral.

O total de vagas oferecidas pera o Curso Preparatório é de 215, sendo que isso acaba gerando concorrência para os interessados em ingressar no sistema. De acordo com informações prestadas pela própria EPCAR, a concorrência em 2012 será de 52 pessoas por vaga.

Seleção concursada

Normalmente, quem busca ser aprovado pelo CPCAR e, na sequência, pela EPCAR, tem como objetivo entrar na Academia de Força Aérea (AFA). Quem consegue ser aprovado pela AFA tem a oportunidade de fazer o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV). Porém, para isso é necessário passar por mais uma classificação que é feita após o terceiro ano do CPCAR.

Da mesma maneira como acontece na época do alistamento obrigatório para os homens, a permissão para fazer parte da vida militar depende das condições de saúde de cada indivíduo. Por mais que o jovem homem tenha a vontade de servir a Força Aérea, se a sua situação não estiver dentro do normal ele não será aceito.

Para ter acesso ao edital de inscrição para o concurso de 2012, o candidato interessado pode acessar a página oficial da EPCAR e verificar todos os detalher do processo seletivo.

EPCAr – Edital, Provas, Inscrições e Resultado do EPCAr

EPCAr - Edital, Provas, Inscrições e Resultado do EPCAr

Sobre a EPCAr

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), é uma das escolas de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB) e fica localizada na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. A missão da escola é preparar os jovens que desejam ingressar no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv), da Academia da Força Aérea (AFA). Os alunos recebem preparação para o Concurso Preparatório de Cadetes do Ar e também aulas referentes ao Ensino Médio.

Todos os anos, a Escola abre 215 vagas para jovens brasileiros, do sexo masculino, que desejam concorrer as vagas do primeiro ano do curso preparatório. A concorrência média é de 52 candidatos por vaga.

Os alunos que concluem com aproveitamento o CPCAr tem direito ao certificado de conclusão do ensino médio e do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Para aqueles que desejam ingressar na AFA, pode entrar com classificação do CPCAr. Além disso, deve passar por avaliações de saúde, físicas e psicológicas

Inscrições, editais e Avisos EPCAr

O candidato que deseja ingressar na EPCAr, deve realizar a sua inscrição através do site Sistema e Inscrição para o exame de Admissão ao Curso Preparatório Cadetes do Ar. As inscrições são feitas somente pela internet e no prazo determinado. O candidato deve preencher o formulário de dados e fazer a impressão do comprovante de inscrições. É possível acessar o site para saber a situação da inscrição ou ainda alterar dados.

As provas são realizas em locais pré estabelecidos pelo, nas cidades onde se encontram as Organizações Militares de Apoio para coordenar o exame. São elas: Belém, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Barbacena, São Paulo, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Manaus.

Alem disso, o candidato deve passar pela Concentração Inicial (aonde serão realizas as provas escritas do Exame de Escolaridade), a Concentração Intermediária I (realização da Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica e Teste de de Avaliação de Condicionamento Físico). O concorrente que passar por essas fases, segue para a Concentração final, aonde faz a matrícula mediante a entrega da documentação.

O calendário da EPCAr está disponível no edital do Concurso. Nele, o candidato pode conhecer todas as datas, desde prazo de inscrição, a realização das etapas de concentração. O documento também contem a relação completa dos assuntos cobrados para o exame escrito e indicações das provas de condicionamento físico.

Pesquisar