ENEM 2011

links patrocinados

ENEM 2011

ENEM 2011

O Enem é um exame que é prestado ao concluir o ensino médio e tem como objetivo, avaliar a instituição de ensino e o aluno. A partir de 2009 o Enem assumiu mais um papel diante da sociedade o de auxiliar os alunos que acabaram de concluir o ensino médio ao ingresso das Universidades Federais e Particulares de todo o Brasil. Este exame é realizado pelo Ministério da Educação do Brasil estando na segunda colocação entre os maiores exames do mundo, ficando atrás somente do vestibular da China. A realização deste exame é feita através do SISU ou Sistema de Seleção Unificada, que permite que suas notas sejam utilizadas nos vestibulares de todo o país, inclusive algumas universidades brasileiras usam o Enem como única forma de ingresso aos seus cursos de graduação.

História

Provas Enem 2011

O Enem teve inicio em 1998 e sua principal função era avaliar o ensino dos colégios, que ministravam o ensino médio. Os alunos e o próprio colégio passavam por uma avaliação que permitia a Secretaria da Educação do Brasil, desenvolver mudanças para atingir melhorias para estes estudantes e suas respectivas instituições. Todos os anos são criados os PCNs ou Planos Curriculares Nacionais que visam atender às necessidades de estudantes do ensino médio de todo o Brasil e a partir de uma avaliação destas instituições e seus alunos, estes planos passaram a ser elaborados com base nas dificuldades e para proporcionar avanços no ensino.

O Enem era realizado anualmente e foi criado sob o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. A primeira versão durou de 1998 a 2008, o exame era realizado em apenas um dia e continha 63 questões, não era utilizado ainda para o ingresso nas Universidades.

Resultado Enem 2011

A segunda versão do Enem foi implantada em 2009, embora a proposta de auxílio às grades curriculares ainda existisse outro objetivo foi agregado com a realização das provas, o de ajudar alunos vindos do ensino médio no ingresso às Universidades Federais de todo o país. O número de questões que antes era de 63 agora passou para 180, e os dias de prova somavam agora dois. Além destas mudanças, foi incorporado um sistema que permite que o aluno se utilize de provas antigas para análise de notas que serão utilizadas para ingresso nas Universidades Federais. Após as Universidades Federais terem começado a se utilizar das notas do Enem para ingresso de alguns alunos, as Universidades Particulares também passaram a utilizar as notas para oferecer bolsas integrais e parciais em seus cursos. Em 2012 a segunda versão do Enem passou por mais uma mudança, mas desta vez era nos quesitos utilizados para a correção das redações.

Enem de 2011

Enem

Ao realizar um pré-teste em 2010 algumas das questões que seriam empregadas no Enem de 2011 foram vistas com antecipação por 639 alunos de um colégio particular de Fortaleza, que tiveram as provas anuladas e refeitas numa outra ocasião. O Enem de 2011 também teve o vazamento dos assuntos de suas redações, ditos durante a transmissão do Jornal O Globo, os assuntos seriam Mundo Digital e Redes Sociais. Investigações acerca desses vazamentos foram apuradas, porém não tiveram nenhuma repercussão visto que os temas das redações não ajudariam nem atrapalhariam os candidatos.

Outra questão abordada no ano de 2011 foram as correções das redações que se mantinham sempre em sigilo. Estas medidas levaram o Ministério Publico do Ceará a entrar na justiça contra a forma obscura na qual eram mantidas as correções das redações dos exames do Enem, esta medida também foi tomada em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Dia da prova Conteudo da prova do Enem

Pesquisar