ENEM 2009

links patrocinados

ENEM 2009

ENEM 2009

Sobre o ENEM 2009

Enem 2009 – O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova em que os estudantes concluintes do Ensino Médio demonstram seus conhecimentos e podem ter a nota do Enem 2009 como parte da nota do vestibular. Mas o ENEM desse ano sofre algumas alterações. Verifique quais são elas.

Mudanças do ENEM 2009

O ENEM 2009 não é obrigatório e continuará sendo facultativo para o estudante. Mas as vantagens de fazê-lo são cada vez maiores. Até o ano passado, a prova tinha apenas 63 questões interdisciplinares e todos os testes eram iguais. Mas, a partir desse ano, a prova do ENEM 2009 terá quatro modelos com mais questões em cada um deles, tendo perguntas objetivas sobre quatro áreas de conhecimento: linguagens e códigos (inclusive redação), ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Cada um desses grupos terá 45 perguntas, totalizando 180 questões. Outra mudança no ENEM 2009 é que a prova, por ser mais extensa, terá a duração de dois dias, enquanto que antes era de apenas um.

ENEM 2009 – principal mudança

Mas no ENEM 2009 o que é realmente substancial é a mudança e a reformulação que os vestibulares e as universidades deverão passar nos próximos anos. A ideia do Ministério da Educação é fazer com que o ENEM seja a nota principal do vestibular, se não for a única. É uma tentativa de poder realizar comparações com o passar dos anos e verificar se o ensino aplicado nas escolas está surtindo efeito nos alunos.

Seleção pelo ENEM 2009

As universidades ainda não são obrigadas a adotar o sistema novo com o ENEM 2009. Porém, o objetivo é que todas elas, inclusive as particulares, passem a selecionar seus alunos de acordo com o ENEM. Para as instituições que possuem duas ou mais fases no vestibular, o ENEM seria a seleção da primeira fase e o restante continuaria igual.

ENEM 2009 – candidatos e notas

E, ao candidatar-se à vaga de algum curso de alguma universidade, o aluno poderá fazer pela internet e poderá indicar cinco cursos diferentes ou o mesmo curso em cinco instituições. Na hora de candidatar-se via internet, o aluno também terá acesso às notas do ENEM 2009 de outros candidatos e poderá, assim, saber se tem chance ou não de conseguir a vaga.

Inscrições para o ENEM 2009

A prova do ENEM 2009 é aplicada em todo o Brasil e tem um custo, porém há possibilidade do aluno conseguir isenção da taxa de inscrição, mediante a comprovação de renda familiar.

Para os alunos do Ensino Médio que pretendem fazer a prova do ENEM 2009, as inscrições estão abertas desde 15 de junho. Elas podem ser feitas pela internet ou pelas agências dos Correios. As provas devem ser realizadas nos dias 3 e 4 de outubro.

Enem 2009 inep

Enem 2009 inep

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é uma prova realizada pelos alunos da rede pública e privada no último ano de Ensino Médio. Vinculado ao Ministério da Educação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP é um dos responsáveis pela aplicação da prova.

O ENEM 2009 Inep vai ocorrer no primeiro final de semana do mês de dezembro.

Sobre o ENEM 2009 Inep

O ENEM foi criado no ano de 1998 pelo Ministério da Educação com o objetivo de unificar a avaliação do conhecimento adquirido pelos alunos durante o período do Ensino Médio. Além de avaliar o nível do ensino das escolas públicas e privadas, o exame possibilita que pessoas que deixaram de estudar a algum tempo possam se avaliar e tentar o ingresso na universidade.

Sobre o Enem 2009 inep

Requisito obrigatório para se entrar em processos seletivos como o ProUni e o SISU, o ENEM 2009 da Inep também dá a oportunidade de pessoas que não conseguiram terminar o Ensino Médio, de receberem seu diploma do 2 ° grau. Para conseguir o certificado, entretanto, é necessário que o inscrito no ENEM 2009 Inep tenha um ótimo desempenho na prova, não zerando em nenhuma das áreas e atingindo a pontuação mínima de 450 em cada uma das provas e 500 na redação.

Formato da prova

O ENEM 2009 Inep será realizado em 2 dias, sendo o primeiro dia com duração de 4 horas para se responder 90 questões de múltipla escolha. No segundo dia são 5 horas para fazer 90 questões e mais a redação. A redação deve ser feita como uma dissertação argumentativa de no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.

O que e Enem

Os assuntos cobrados na prova são os mesmos vistos nos três anos do Ensino Médio, nas matérias de matemática, física, biologia, química, língua portuguesa, geografia, história, sociologia e filosofia. Também são cobrados conhecimentos sobre atualidades. Na inscrição do ENEM 2009 Inep o aluno precisa escolher qual língua estrangeira deseja que esteja na prova. As opções são Inglês ou Espanhol.

Das Inscrições do ENEM 2009 Inep

No ENEM Inep de 2009 foram mais de 4,5 milhões de inscritos, meio milhão a mais que no ano de 2008, quando 4 pessoas se inscreveram para realizar a prova. No ano anterior, o índice de abstenção foi de 10%.

O ENEM 2009 Inep vai acontecer nos dias 5 e 6 de dezembro. O primeiro dia acontecerá entre os horários das 14h às 17h. O segundo dia terá uma hora a mais de duração de prova por causa da redação e acontecerá no horário das 14h às 18h.

O que e Inep

O que levar no dia

No dia da prova do ENEM 2009 Inep é necessário levar um documento com foto para a identificação do candidato. Como a greve do Correios atrapalhou a entrega de alguns cartões de confirmação e os questionários socioeconômicos, estes não serão mais obrigatórios e o questionário será respondido no dia da prova.

Para o preenchimento do gabarito e da redação é necessário a utilização de caneta esferográfica nas cores azul ou preta. O rascunho pode ser feito a lápis.

Prova do ENEM 2009 Inep Das inscricoes para ENEM 2009 Inep

Pesquisar