ENADE 2008 – provas e resultado do ENADE 2008

links patrocinados

ENADE 2008 - provas e resultado do ENADE 2008

ENADE 2008

Para avaliar a qualidade de um determinado curso e ao mesmo tempo saber da progressão de um aluno dentro da universidade, o MEC (Ministério da Educação) criou o Enade (Exame Nacional de Avaliação do Estudante).

Trata-se de uma prova obrigatória a todas as universidades brasileiras, que avalia o ensino e os conhecimentos depreendidos pelo aluno. Todos os universitários concluintes e ingressantes do curso devem realizar a prova. Outro objetivo do exame é fazer uma avaliação socioeconômica do aluno.

Enade 2008

Em 2008 foram submetidos ao exame 13 cursos de graduação, entre eles: química, pedagogia, geografia, física, letras, filosofia, matemática, engenharia, ciências sociais, computação, arquitetura e urbanismo, e o curso de biologia.

Além desses, foram analisados dez cursos tecnológicos, como o técnico de alimentos, automação industrial, fabricação mecânica, redes de computadores, análise e desenvolvimento de sistemas, manutenção industrial, construção de edifícios, gestão da produção industrial, saneamento ambiental e de processos químicos.

Participaram do exame 380 mil universitários, contabilizando um total de 7.329 cursos analisados. Os resultados do exame apontaram que 36% desses cursos avaliados são insatisfatórios, e apenas 293 de um total de 7.329 cursos possuem um ótimo conceito. Gerando um total de: a cada 100 cursos superiores, apenas seis são boas graduações.

Periodicidade do exame

O Enade ocorre no segundo semestre de todos os anos. Porém, há uma rotatividade dos cursos avaliados. Um curso que participa do Enade em 2008, só participa novamente em 2011. Forma-se um ciclo de três em três anos.

A Prova

O teste tem duração de até quatro horas, e as questões são elaboradas a partir de temas previstos nos currículos escolares dos determinados cursos a serem avaliados. Também, há perguntas sobre temas gerais, sociais e atuais.

As perguntas são discursivas em formato de múltipla escolha, somando um total de 40 questões. Trinta delas são específicas da área analisada, e as outras 10 sobre conhecimentos gerais.

Obrigatoriedade do Enade

O Enade 2008 foi o último exame realizado sob a forma de seleção. Isto é, até 2008, os candidatos das provas eram sorteados pelo programa, cerca de 60% de alunos do último ano, e a mesma quantidade do primeiro ano do curso.

Os universitários selecionados tinham a obrigatoriedade de comparecer ao local para realizar a prova.

Depois de 2008, tornou-se obrigatório a todos os ingressantes e concluintes do curso avaliado a presença na prova. Quem não comparece ao Enade também não tem direito a receber o diploma. E para regularizar essa situação, o aluno deve esperar pelo próximo exame, e isso pode levar até três anos.

Antes da implantação do Enade, no ano de 2004, o governo aplicava aos alunos o chamado ‘provão’. A diferença desses modelos de provas é porque o antigo trazia questões apenas da área específica do curso verificado, e apenas os concluintes do curso realizavam a prova.

Avaliação do sistema

A partir do exame feito, o MEC avalia cada instituição de ensino superior dando uma nota que pode ser de um a cinco. As notas um e dois são consideradas como cursos insatisfatórios. A nota três representa um curso na média. Já as com notas quatro e cinco são notas de cursos satisfatórios.

Fotos

Confira Fotos do ENADE 2008 – provas e resultado do ENADE 2008:

Enade 2008Enade 2008
Avaliação de 2008Avaliação de 2008
Exame Nacional de Desempenho dos EstudantesExame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Pesquisar