Eliminatórias 2010

links patrocinados

Eliminatórias 2010

Eliminatórias 2010

Sobre as Eliminatórias 2010

As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 são disputadas em todos os continentes do mundo. América do Sul, América do Norte e Central (Concacaf), Europa, Ásia, África e Oceania envolvem suas seleções nas disputas por 32 vagas.

Eliminatórias 2010 na América do Sul

Na América do Sul as 10 seleções afiliadas a Conmebol disputam 4 vagas diretas para a Copa 2010. O quinto colocado entra na repescagem para enfrentar o quarto melhor time da outra América. A fórmula de disputa é simples: todos contra todos em jogos de ida e volta.

Eliminatórias 2010 na Europa

Na Europa 53 seleções afiliadas a UEFA disputam 13 vagas nas Eliminatórias 2010. As seleções são divididas em oito grupos de seis e um de cinco times cada. Os campeões de cada grupo se classificam diretamente, e os oito melhores segundos colocados se enfrentam em mata-matas de ida e volta por mais 4 vagas.

Na Concacaf as disputas das Eliminatórias 2010 são dividas em três fases. Ao todo são 35 equipes. Na primeira, as 22 piores seleções de acordo com o ranking da FIFA se enfrentam entre si para que sobrem apenas 11. Depois disso, as 13 melhores seleções do continente enfrentam essas 11 no mesmo formato para que sobrem apenas 12. Na terceira fase, as 12 equipes são dividas em três grupos de quatro e o campeão de cada chave se classifica para a Copa 2010. O melhor segundo colocado enfrenta o quinto pior da América do Sul por mais uma vaga.

Eliminatórias 2010 na África

Na África, 53 seleções disputam 4 vagas nas Eliminatórias 2010. Os participantes da Copa do Mundo saem após três fases. Na primeira as 10 piores seleções, de acordo com a FIFA, se enfrentam em mata-mata para restarem apenas 48 times. Na segunda fase as seleções são divididas em 12 grupos de 4, com os primeiros colocados e os oito melhores segundos se classificam para a última fase. Nesta, as 20 equipes restantes formam 4 grupos de 5 times e os campeões, após jogos de ida e volta, se classificam para a Copa.

Eliminatórias 2010 na Ásia

Na Ásia 43 times disputam nas Eliminatórias 2010 4 ou 5 vagas para a Copa. Os cinco melhores colocados na última Copa do Mundo já se classificam para a terceira fase, as outras 38 equipes se enfrentam em duas fases com mata-matas até que sobrem 16 times. Depois, as 20 equipes se dividem em cinco grupos de 4 times, onde os dois primeiros de cada grupo se classificam para a última fase. Nesta, os 10 times restantes formam dois grupos de cinco e os dois primeiros se classificam. Os terceiros colocados de cada grupo se enfrentam em um mata-mata para definir quem jogará a repescagem contra o campeão da Oceania. Pela primeira vez, a Austrália disputa uma eliminatória pelo continente asiático.

Eliminatórias 2010 na Oceania

A Oceania é o único continente que não possui vaga direta para a Copa do Mundo. O campeão das eliminatórias disputa partida de ida e volta contra o quinto melhor da Ásia. A primeira fase é disputada por 10 equipes, dividas em dois grupos de 5. Os dois primeiros de cada grupo disputam a medalha de ouro no torneio, e os dois segundos a de bronze. As três seleções medalhistas, mais a Nova Zelândia, melhor colocada no ranking da FIFA, disputam a segunda fase. Os quatro times se enfrentam em jogos de ida e volta e o campeão disputará a repescagem das Eliminatórias 2010.

Pesquisar