EFOMM 2012

links patrocinados

EFOMM 2012

EFOMM 2012

Sobre a EFOMM 2012

Para muitos jovens brasileiros, entrar em alguma das vertentes do nosso Exército é uma das opções para começar a carreira profissional. Da mesma maneira como muitos sonham em ser aprovado para uma vaga no vestibular, outros querem na mesma proporção fazer parte do sistema que atua em conjunto com o exército. Para esses cidadãos, uma das possibilidades é estudar para ser aceito na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM.

Desenvolvimento do conteúdo

Ao contrário do que muitos pensam, a EFOMM não dá o título de militar aos alunos graduados por ela. O título garante a mesma nivelação de qualquer outra pessoa que conclua o nível superior, com a diferença de ser treinado para prestar auxílio às forças militares. Além disso, o aluno que estudar na EFOMM é obrigado a ter um comprometimento diferente daquele exigido por universitários.

De acordo com a página oficial da EFOMM, o estudante que desejar fazer parte da sua estrutura deve ter consciência de que passará três anos da sua vida estudando em regime de internato na Escola. O curso é dividido em períodos e em semestres, sendo que o primeiro período é composto por seis semestres.

Essa primeira fase é conhecida como Período Acadêmico, no qual o estudante vive integralmente em um internato e deve apresentar dedicação exclusiva ao programa da EFOMM. Na sequência, o Período de Estágio divide aqueles que vão optar por seguir para o curso de Náutica ou para o curso de Máquinas.

Divisão do aprendizado

As fases de ensino são sediadas nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Cada fase tem a sua especificidade, sendo que são divididas em três.

A primeira diz respeito às atividades acadêmicas. Como o próprio nome sugere, esse momento é dedicado ao conhecimento teórico, ao aprendizado em laboratórios, salas de aula, entre outras estruturas da EFOMM.

Na sequência, as atividades militares tem como objetivo mostrar como será a rotina militar, os desafios do dia a dia e introduzir essa realidade aos estudantes. Por fim, as atividades extra-classe dão prioridade a levar conteúdos externos, como filmes, teatros, seminários, palestras, entre outros eventos.

EFOMM 2011

EFOMM 2011

Sobre a EFOMM 2011

Muitos jovens sonham com a carreira desde de criança. Seja médico, advogado, ou engenheiro para realizar o sonho, é preciso participar de um concurso para entrar na universidade. Já outros sonham com a vida militar, seja para o exército Brasileiro, a Aeronáutica ou a Marinha.

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) é uma Universidade do Mar. A escola é um centro de referência para a formação dos Oficiais da Marinha Mercante e também para jovens de outros países que não possuam uma escola de formação específica para a Marinha Mercante. A EFOMM atende preferencialmente os alunos da América Central, América do Sul e parte da África.

Os jovens que ingressam na EFOMM tem duas opções de curso, o de Náutica ou de Máquinas. Para as duas formações, os estudantes estudam na Escola em regime de internato durante três anos. Os cursos são desenvolvimentos em dois períodos, em oito semestres. O período acadêmico é composto por seis semestres letivos em internato com dedicação exclusiva e estruturado em um sistema seriam anual. O período de Estágio é composto por dois semestres embarcado para o curso de Náutica e um semestre embarcado para o curso de Máquinas.

Aulas EFOMM

Os alunos desenvolvem suas atividades de ensino nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Almirante Braz Aguiar (CIABA). A grade curricular compreende atividade acadêmicas desenvolvidas em salas de aula, laboratórios, a bordo de embarcações, plataformas, terminais marítimos, estaleiros e simuladores.

Já as atividades militares se desenvolvem com vistas à formação militar-naval e compreendem disciplinas curriculares, embarques, formaturas, cerimônias e ventos cívico-militares, serviços diários, prática de liderança e atividades de rotina das Organizações Militares. O aluno também participa de atividades extraclasses, compreendidas como cursos, palestras, seminários, filmes, visitas, atividades sociais e esportivo-culturais que sejam de interesse para a formação do estudante.

Admissão EFOMM 2011

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante abre vagas de admissão anualmente através do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficias da Marinha Mercante. O interessado deve ser aprovado no processo seletivo. A primeira prova é composta por um exame de conhecimentos, com conteúdos de Português, Redação, Matemática, Física e Inglês. Para ir para as próximas fases, ele deve acertar o mínimo de 50% em cada uma das cinco provas.

O candidato ainda passa por Inspeção de saúde, Exame de Suficiência Física e Exame Psicológicos. Se aprovado em todos, ele é convocado para a pré-matrícula. O aluno só será efetivado se ele tiver aprovação no período de Adaptação.

Pesquisar