Detran – consulta de IPVA 2014

links patrocinados

Detran - consulta de IPVA 2014

Detran – consulta de IPVA 2014

Todos os brasileiros sentem no bolso o início de cada ano, já que o investimento nas férias e festas de fim de ano acaba sendo sempre bastante comuns e poucos são aqueles que pensam em planejar o orçamento para o início do novo ano. Sendo assim é sempre comum escutar “ os impostos vêm todos juntos”, mas é fato nos primeiros meses de cada ano os impostos sobre terrenos, imóveis e automóveis são cobrados e caso você os deixe de pagar terá algumas complicações.

O que é o IPVA e para que sua cobrança serve?

O IPVA significa Imposto sobre a Propriedade automotiva de veículos automotores, e sua cobrança é realizada por todo o Brasil. O IPVA é de cobrança estadual, ou seja, os estados são responsáveis por fazer a cobrança do imposto sobre cada veículo automotor. Desta cobrança 50% do valor bruto é destinada para o governo de cada estado e os outros 50% restantes são concedidos ao município em que o automóvel está registrado.
O automóvel , seja ele carro, motocicleta ou caminhões, é o objeto de cobrança do IPVA, sendo assim qualquer pessoa que possuir um bem automotivo obrigatoriamente deverá fazer o pagamento do imposto para que seja emitido o certificado de licenciamento do mesmo, uma vez que este certificado só é emitido caso todos os impostos e pagamentos estejam em dia. Os meios de transportes a serem taxados pelo IPVA são apenas aqueles que circulam em via terrestre, ou seja, transportes aéreos e de natureza hídrica não são taxados.

Certidão de quitação de IPVA  2014

A alíquota de cobrança é ditada por cada estado, sendo assim poderão ser encontrados diversas percentagens. Um dado interessante é que em 2005 o estado que possuía a alíquota para cobrança mais alta que era de 4% sobre o valor venal do veiculo era o estado de São Paulo, e, neste mesmo ano as alíquotas dos outros estados variava entre 1% e 3%.
O imposto é cobrado anualmente pelos estados e é utilizado para a pavimentação de rodovias, manutenção das ruas e sinais, porém não é utilizado de forma restrita para o trânsito, mas sim os municípios investem esta renda proveniente da cobrança para áreas como a educação, transporte, saúde e saneamento.

Consulte a certidão de quitação do seu IPVA de carros no Ceará

Se você mora no Ceará e quer consultar o IPVA do seu automóvel que já foi quitado no ano de 2013, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda e localizar a opção já mencionada. Feito isso você terá de preencher os campos: com o número do chassi de seu veículo e o campo em que será necessário preencher o código de verificação.

Consulta de IPVA 2014

Consulta da situação do IPVA em Paraíba

O mesmo procedimento de preenchimento dos campos será necessário para confirmar os dados de seu veículo e gerar a situação de seu automóvel, sendo que para isso você deverá acessar o site do Detran PB e selecionar a opção IPVA COTAS – CONSULTA SITUAÇÃO, e então deverá preencher os campos com: placa do veículo, RENAVAM, ano da consulta e cota.

Consulta do IPVA para o ano de 2014

Ainda não foram divulgados quaisquer dados sobre a cobrança do imposto no ano de 2014, pois ainda estão sendo efetuados os pagamentos do IPVA 2013.
Porém comece a ficar atento em janeiro de 2014 porque provavelmente será neste mês que irão começar a surgir novidades sobre o pagamento do IPVA.

IPVA 2014 Pagamento do IPVA 2014

Pesquisar