Daft Punk: discografia e novo album 2013

links patrocinados

Daft Punk: discografia e novo album 2013

Daft Punk: discografia e novo album 2013

Daft Punk foi uma das bandas mais influentes no mundo da música eletrônica no final dos anos 80 e até hoje faz grande sucesso nesse gênero musical. E após oito anos sem lançar nenhum disco a dupla francesa Daft Punk impressiona vários fãs com o lançamento de seu novo álbum que levará o nome de “Random Access Memories” e a data de lançamento está programada para o dia 21 de maio de 2013.

Sobre a Daft Punk

A Daft Punk é formada pelos franceses Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo (seu verdadeiro nome é Guilaume Emmanuel Paul de Homem-Christo). Com o segmento musical de tendência house, na década de 90 eles ficaram bastante populares na França.
E após combinar os elementos de synthpop com house eles se consolidaram no mundo musical, sempre com o maior apoio de Pedro Winter o chefe da gravadora Ed Banger Records. O primeiro álbum da dupla foi lançado em 1997 e se chamava Homework.

Discografia Daft Punk

O primeiro disco da Daft Punk

O primeiro álbum é considerado uma mistura de techno, house, funk e acid. E foi lançado em 20 de janeiro de 1997, porém começou a ser gravado em 1993 após os integrantes da dupla apresentarem um demo da primeira música deles “The New Wave” para Stuart Macmilan e foi tocada em uma rave na Eurodisney. Eventualmente o single foi lançado em 11 de abril de 1994 pela gravadora UMM sob licença da Soma Recordings. O disco contem as músicas “Daftendirekt” com 2:44 minutos, “WDPK 83.7 FM” com 0:28 minutos, “Revolution 909” com 5:26 minutos, “Da Funk” com 5:28 minutos, “Phoenix” com 4:55 minutos, “Fresh” com 4:03 minutos, “Around the World” com 7:07 minutos, “Rollin’ & Scratchin'” com 7:26 minutos, “Teachers” com 2:52 minutos, “High Fidelity” com 7:00 minutos, “Rock’n Roll” com 7:32 minutos, “Oh Yeah” com 2:00 minutos, “Burnin'” com 6:53 minutos, “Indo Silver Club” com 4:32 minutos, “Alive” com 5:15 minutos e a “Funk Ad” com apenas 50 segundos.

Segundo álbum “Discovery”

O segundo álbum da dupla Daft Punk foi o qual fez mais sucesso e ele foi lançado em 2001. O que realmente fez sucesso neste álbum foram os videoclipes da banda onde mostravam a história de uma banda de outro planeta e cada música do disco mostrava uma parte dessa história. As faixas deste álbum são “Aerodynamic”, “Crescendolls”, “Digital Love”, “Harder, Better, Faster, Stronger”, “Face to Face”, “High Life”, “Nightvision”, “One More Time”, “Short Circuit”, “Something About Us”, “Superheroes”, “Veridis Quo”, “Voyager” e a música “Too Long”.

Albúns Daft Punk

O disco “Human After All” e o “Random Access Memories”

O terceiro disco da banda Daft Punk foi lançado em 14 de março de 2005 e somente levou seis semanas para ficar pronto. As faixas deste disco são “Human After All”, “The Prime Time of Your Life”, “Robot Rock”, “Steam Machine”, “Make Love”, “The Brainwasher”, “On/Off”, “Television Rules the Nation”, “Technologic” e a música “Emotion”. E agora, após 8 anos de espera a dupla Daft Punk se prepara para lançar o álbum “Random Access Memories” em 21 de maio, o disco irá conter 13 faixas e elas já podem ser compradas no sistema de pré-venda na iTunes Store.

Daft Punk Novo albúm 2013 Daft Punk

História do punk no Brasil

Além de um gênero musical o punk rock é um movimento cultural de extrema importância no século XX. Marcado pela simplicidade das músicas e letras, o punk foi o caminho encontrado por muitos jovens norte-americanos e britânicos, na década de 1970, para externar seu inconformismo e falta de perspectiva em relação ao futuro.

Um dos grandes objetivos do punk, especialmente em seus primeiros anos de formação, era chocar a sociedade. Por isso, os jovens adeptos do gênero abusavam de uma linguagem desbocada e utilizavam um visual agressivo.

O punk era também uma reação a outros gêneros musicais da época, como o rock progressivo, marcado por shows grandiosos, grandes solos de guitarra (ou bateria, ou teclado) e músicas tecnicamente complexas. O punk, por sua vez, permitia que qualquer pessoa criasse uma banda, mesmo aquelas que não sabiam cantar ou tocar ou instrumento. O Faça Você Mesmo (DIY, na sigla em inglês) era uma das grandes filosofias do gênero.

A história do punk no Brasil

História do punk no Brasil Confira a História do punk no Brasil

Assim como outros gêneros musicais, o punk foi um daqueles movimentos espontâneos que surgiu em diversas partes do mundo quase simultaneamente. Embora seja difícil estabelecer uma data de maneira precisa, existe uma convenção sobre o surgimento do punk no Brasil: o ponto de partida foi a coletânea “Grito Suburbano”, lançada em 1982, que contava com as bandas Cólera, Olho Seco e Inocentes.

As principais inspirações das primeiras bandas de punk do Brasil foram artistas gringos como Sex Pistols, Stooges e MC5. A história do punk no Brasil, antes da gravação do primeiro LP, teve seu embrião com a banda Restos de Nada, composta por nomes como Clemente Tadeu e Douglas Viscaino. Uma das principais características do período foram as músicas de protesto, especialmente contra o governo militar. Até hoje, muitas destas músicas são verdadeiros hinos contra o governo, militar ou não.

Punk no Brasil

A história do punk no Brasil: primeiras bandas

Além das bandas já mencionadas, várias outras marcaram o início da história do punk no Brasil. Em 1982 aconteceu, em São Paulo, o evento “O Começo do Fim do Mundo”, onde 20 grupos se apresentaram. Dentre eles estavam Lixomania, Ratos de Porão, Ulster, Desertores e Negligentes. Embora o nascimento do punk no Brasil tenha acontecido em São Paulo, o gênero também teve importantes representantes no Rio Grande do Sul, como Replicantes, e em Brasília, como Aborto Elétrico (que daria origem ao Legião Urbana).

O que é Punk

Anos seguintes

No final da década de 1980, muitas bandas encerraram suas atividades ou mudaram de estilo, causando um hiato criativo no gênero. Já na década seguinte, o estilo foi ressurgindo, com algumas mudanças. Neste período, algumas das bandas mais conhecidas são Garage Fuzz e Dead Fish. Este ressurgimento do punk trouxe de volta algumas antigas bandas, como Garotos Podres e Inocentes.

Músicas Punk

Saiba mais

Para conhecer mais sobre a história do punk no Brasil e no mundo, recomendamos livros como “Mate-me por favor” e “A Filosofia do Punk”. Em relação ao gênero no Brasil, há também o excelente documentário Botinada.

Pesquisar