Como se tornar um lobista

links patrocinados

Como se tornar um lobista

Sendo uma profissão já regulamentada em alguns países, como os Estados Unidos, e cada vez mais em evidência no Brasil, confira as dicas de como se tornar um lobista.

O que é um lobista?

Como se tornar um lobista Saiba Como se tornar um lobista

Antes de saber como se tornar um lobista é preciso saber o que exatamente essa pessoa faz em sua função. A pessoa que é lobista exerce a função do lobby, ou seja, um serviço contratado para lidar diretamente com o governo. Existem vários perfis para a vaga, mas a comum é a que ocorre em empresas, principalmente multinacionais, que contratam a pessoa para que esta consiga interferir diretamente no poder público a seu favor.

O lobista atua de forma direta com políticos e contratados do poder legislativo com a função de influenciar na aprovação de projetos e leis que possam favorecer aquela empresa em específico ou mesmo o seu setor de atuação. Sendo assim, quem quer saber como se tornar um lobista deve estar disposto a trabalhar para um grupo empresarial.

Conheça Como se tornar um lobista

Como se tornar um lobista: qual o diploma necessário

Não é preciso ter ensino superior em nenhuma área em especial para conseguir seguir os passos como se tornar um lobista, mas quem possui diplomas referentes aos negócios, finanças ou comunicação pode ter mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

Alguns dos cursos que se tornam mais interessantes para quem quer saber como se tornar um lobista, nesse caso, são os de administração de empresas, comunicação social, relações públicas, ciência políticas, comércio exterior, direito e marketing, por exemplo. Entretanto, somente isso não basta.

Conheça Como se tornar um lobista

Perfil da pessoa que quer se tornar lobista

Apesar da jornada acadêmica ser importante na fase de como se tornar um lobista, não é bem isso que conta quando as empresas fazem uma contratação do serviço. A profissão já passou a ser regulada e cadastradas nos Estados Unidos e exige que a pessoa seja bastante comunicativa, persuasiva e, principalmente, que tenha contatos importantes.

Ou seja, como essa trabalha diretamente com o poder legislativo, já é preciso conhecer pessoas relacionadas à área, o que ajuda e agiliza o processo. Assim, para conseguir como se tornar um lobista, não precisa necessariamente ser amigos de todos, mas o contato é o mais importante.

Como se tornar um lobista - saiba mais

Como se tornar um lobista: ingressando na profissão

Para ingressar na profissão, o candidato que quer saber como se tornar um lobista também precisa saber o que ocorre todos os dias no mundo da política e economia para criar a melhor estratégia de convencimento. Depois é preciso escolher que tipo de lobby a pessoa quer seguir, em empresas de terceiros ou ONGs.

Alguns ainda costumam se especializar em algum assunto e atuam em diversas frentes, mas sempre com um tema em comum. Para se tornar mais conhecido, é interessante começar a frequentar Assembleias do Parlamento e já ir se adaptando ao ambiente e conhecendo outros lobistas que possam até, quem sabe, te indicar. Quem ainda está na universidade tem a oportunidade de fazer estágio nesses locais.

Pesquisar
Artigos Relacionados