Como fazer uma cerca viva

links patrocinados

Como fazer uma cerca viva

Existem diversas maneiras de delimitar um terreno, tanto na área rural como na urbana. Algumas pessoas fazem isso através de muros. Outras, por sua vez, preferem as grades. Da maneira que for, é preciso que exista esta demarcação, para que se saiba onde começa o território do outro. Uma outra maneira de fazer esta delimitação é através da cerca viva. A cerca viva, além de fazer a delimitação, também pode ser útil para deixar o ambiente mais natural, principalmente para aquelas pessoas que moram em grandes cidades e desejam de um pouco mais de verde em suas vidas. A cerca viva pode ser uma ótima opção, além de deixar o ambiente mais bonito.

A planta certa para fazer uma cerca viva

É essencial escolher a planta adequada para a cerca viva que será feita em sua casa. Você precisa levar em conta alguns critérios como, por exemplo, a luminosidade do local, o tipo de solo, entre outros. Além disso, a planta que será cultivada deverá fazer parte do projeto de paisagismo.

Como fazer uma cerva viva Cerca viva

Com isso, você poderá contratar um especialista (paisagista ou arquiteto) para lhe auxiliar na tarefa de fazer uma cerca viva. O profissional irá lhe auxiliar da melhor maneira possível, mostrando quais as plantas que podem ser usadas para cada tipo de projeto e também de vontade do proprietário da residência. Algumas dicas são importantes para fazer uma cerca viva.

Dicas para fazer uma cerca viva

Cerca Viva como fazer

Existe um tipo de cerca viva para cada objetivo. Se você deseja fazer uma cerca viva apenas como uma decoração, ou ainda uma trilha, poderá usar arbustos topiados. Eles poderão ser plantados em vasos ou, até mesmo, diretamente no chão. Isso ficará a seu critério escolher. Os mais conhecidos arbustos deste estilo são gardênia, bruxinhos e azaléia. No entanto, caso o seu objetivo seja garantir a privacidade da residência, e também escapar dos vândalos, poderá utilizar trepadeiras ou maiores arbustos. Entre os mais utilizados, neste caso, estão: unha de gato, cora de Cristo, arecas-bambu e hortênsia.

Manutenção e cuidados

Decorar sua casa com cerca viva

Alguns cuidados importantes devem ser tomados quando se tem uma cerca viva em casa. A manutenção é relativamente simples, porém, não se pode descuidar, pois essas plantas podem morrer. É necessário que você regue a cerca viva, ao menos, uma vez, todos os dias. Outro cuidado necessário é que o solo seja nitrogenado, usando adubo do tipo NPK 10 10 10. Você também não pode se esquecer de fazer as podas regulares da cerca viva, especialmente quando as plantas estiverem no período em que elas trocam as suas folhas. Tomando estes pequenos cuidados, você poderá ter uma bela cerca viva, cheia de saúde.

Dicas importantes

decoração com cerca viva

Você deve evitar utilizar plantas frutíferas em sua cerca viva. Isso porque as frutas poderão chamar a atenção dos pássaros, o que poderá acabar com a cerca viva e também fazer muita sujeira. Outra dica para deixar a sua cerca viva sempre bonita é contratar um profissional para cuidar dela, como um jardineiro. Ele irá tomar conta da planta e deixá-la sempre saudável. Com algumas dicas e cuidados essenciais, você poderá ter uma cerca viva em sua casa, que terá como objetivo decoração, proteção, garantir a privacidade e muito mais. Tome todas as providências para que ela esteja sempre saudável e cheia de vida, deixando a sua casa ainda mais bonita.

Pesquisar