Como fazer o recadastramento do Bolsa Família 2014

links patrocinados

Como fazer o recadastramento do Bolsa Família 2014

O Bolsa Família é um dos maiores programas de distribuição de renda já realizados no Brasil. O programa, inclusive, tem inspirado ações similares em outros países, além de receber o reconhecimento de grandes órgãos internacionais. O Bolsa Família consiste no auxílio financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade social, através de ajudas de custo variáveis, dependendo de determinadas condições preestabelecidas.

Em 2014, o sistema de distribuição do Bolsa Família continuará da mesma maneira, tendo os números finais do cartão do programa como base para o calendário de pagamentos. Portanto, se você já é beneficiário do programa, fique atento ao calendário de pagamentos, disponibilizado na página oficial do Governo Federal.

Valores

Como fazer o recadastramento do Bolsa Família 2014 Confira Como fazer o recadastramento do Bolsa Família 2014

Até o momento, o Governo Federal não anunciou nenhum reajuste no Bolsa Família para 2014. Portanto, a não ser que haja alguma disposição em contrário, os valores de referência serão os mesmos de 2013. Desta maneira, o máximo que uma família pode receber são 306 reais mensais, referente a famílias que têm cinco filhos com idade inferior a 16 anos. O benefício básico, de R$70, continuará a ser disponibilizado para as famílias em situação de extrema pobreza, condição referente à renda por pessoa menor do que 70 reais mensais.

O benefício variável, por sua vez, tem o valor de 32 reais e é pago para famílias com crianças entre zero e quinze anos, além de gestantes. O benefício variável é cumulativo para até cinco pessoas, ou seja, um valor de 160 reais. Os jovens com 16 ou 17 anos recebem o Variável Vinculado ao Adolescente, de 38 reais, com limite para dois filhos por família.

Como fazer o recadastramento do Bolsa Família 2014 - saiba mais

Confira mais

Por fim, há o Variável de Caráter Extraordinário (BVCE), calculado individualmente. Ou seja, este é um benefício que deve ser analisado de caso para caso. O BVCE é oferecido para as famílias que participavam de programas anteriores ao Bolsa Família. A lista de benefícios possíveis se encerra com o Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância, também de caráter variável, pago para famílias que têm crianças com idade entre 0 e 6 anos, além de renda per capita maior do que 70 reais por mês.

Conheça Como fazer o recadastramento do Bolsa Família 2014

Recadastramento

As famílias participantes do programa Bolsa Família devem realizar um recadastramento periódico, feito a partir do primeiro dia do ano. Ou seja, a partir de 1º de janeiro, é possível se recadastrar no programa. Este é um passo extremamente importante, pois assegurará que o Bolsa Família não será bloqueado.

Tanto para aqueles que vão se cadastrar pela primeira vez no Bolsa Família, como para os que já fazem parte do programa, é necessário possuir o registro no CadÚnico, que centraliza as informações sobre programas de distribuição de renda do Governo Federal. Também é importante frisar que as crianças e adolescentes precisam estar matriculados no Ensino Fundamental ou Médio, em escolas da rede pública de ensino.

Saiba Como fazer o recadastramento do Bolsa Família 2014

Pagamentos

Os pagamentos do Bolsa Família começam a ser feitos na metade final do mês, iniciando pelos cartões que têm o número 1 como dígito final. Aqueles que têm o zero como último dígito são os últimos a receber o benefício no mês.

Pesquisar