Como escolher um bom azeite de oliva

links patrocinados

Como escolher um bom azeite de oliva

O azeite de oliva é um produto feito a partir da azeitona, geralmente utilizado como tempero. Este é um dos condimentos mais antigos da humanidade. Há registros da produção de azeite há mais de seis mil anos, principalmente pelos povos da região da Mesopotâmia. Há, inclusive, citações ao azeite na Bíblia e na mitologia grega. O sucesso do produto, que ultrapassou milênios, se deve principalmente a seu gosto e aos benefícios que traz à saúde.

Atualmente, há centenas de variedades do azeite de oliva no Brasil. A imensa maioria deles vem de outros países, pois o Brasil não possui tradição no plantio de azeitonas. Esta realidade começou a mudar nos últimos anos, com o início do cultivo de oliveiras para produção de azeite em regiões como Santa Catarina e Sul de Minas.

O azeite de oliva pode ser encontrado nos supermercados com uma imensa variedade de preços. Muitos deles estão na faixa entre 10 e 20 reais, enquanto outros superam facilmente a marca dos 100 reais. Felizmente, podemos comprar azeites de qualidade sem a necessidade de gastar muito dinheiro. Confira, abaixo, algumas dicas sobre como escolher um bom azeite de oliva.

Dicas para escolher um bom azeite de oliva

O primeiro passo para escolher um bom azeite de oliva é ficar atento a dois fatores: data de validade e acidez.

Como escolher um bom azeite de oliva Azeite de Oliva

No primeiro caso, a recomendação é escolher os azeites mais frescos, que estão há menos tempo nas gôndolas dos supermercados. Em relação à acidez, opte por aqueles que apresentam os menores valores.
Outro ponto importante é a cor da embalagem. O azeite de oliva é muito sensível à exposição da luz, sendo oxidado facilmente. Portanto, dê preferência para as garrafas mais escuras, que protegem o produto da exposição à luz. O mesmo cuidado vale para a armazenagem em casa: jamais deixe o azeite em um local com muita incidência de luz, pois o produto terá sua qualidade afetada drasticamente.

Saiba Como escolher um bom azeite de oliva

Outras dicas para escolher um bom azeite de oliva

O processo de escolha de um bom azeite de oliva passa, também, pela cor do produto. Aqueles que apresentam um tom mais esverdeado têm, geralmente, um sabor mais frutado. Os vinagres com aroma e sabor avinagrados ou metálicos, além daqueles que têm uma acidez marcante, são produtos de baixa qualidade, e devem ser evitados. Os azeites com gosto mais forte são recomendados para cozidos e carnes vermelhas, enquanto os mais adocicados e leves combinam com carnes brancas, saladas e legumes em geral.

O que é Oliva?

Preço

Como mencionamos acima, os azeites são oferecidos com as mais variadas faixas de preços. Embora não seja necessário gastar fortunas para comprar um azeite de qualidade, fique atento a preços baixos demais. As promoções muito altas também devem ser olhadas com desconfiança, pois podem estar sendo vendidos produtos próximos de sua data de validade.

Preço do Azeite de Oliva

Benefícios para a saúde

Além de delicioso, um bom azeite ajudará no combate ao colesterol ruim. Outro benefício é o combate aos radicais livres, substâncias que causam envelhecimento e contribuem para o desenvolvimento de doenças degenerativas.

Pesquisar
Artigos Relacionados