CMRJ Concurso 2009

links patrocinados

CMRJ Concurso 2009

CMRJ Concurso 2009

O CMRJ, sigla para Colégio Militar do Rio de Janeiro, é uma das instituições educacionais com maior renome no país, tendo sido o primeiro colégio militar no Brasil. Sua inauguração ocorreu no ano de 1889, sendo que atualmente está localizado no bairro nobre da Tijuca. O planejamento da instituição, entretanto, ocorria desde o ano de 1853, tendo surgido a partir da ideia do Senador do Império da época, que achava necessário o treinamento militar e o nacionalismo para educar os filhos de militares, ensinando não apenas questões básicas sobre a linguagem do exército, mas também matérias essenciais como português, história do Brasil e matemática.

A guerra que o Brasil manteve com o Paraguai, a pedido da Inglaterra e com parcerias de outros países, foi um bom momento para os militares, sendo que o sentimento nacionalista começou a surgir entre os brasileiros. O Colégio Militar aproveita essa oportunidade para conseguir patrocínios, bem como um número maior de alunos matriculados e até mesmo uma lista de espera, motivo pelo qual é realizado um teste para que entrem apenas os com melhor desempenho de acordo com o número total de vagas do Colégio daquela cidade. Entretanto, militares que estão em mudança e transferência com a família recebem preferência, já que a escola surgiu justamente da necessidade de um ensino diferenciado para os filhos de militares, que em muitos casos saíam prejudicados com as mudanças de cidade.

Nessa época de auge, os colégios militares ao redor do país se tornaram um grande custo para os cofres públicos, sejam eles municipais, estaduais ou federais – todos tinham que contribuir de alguma forma. Apesar do desgosto de políticos entre as décadas de quarenta e cinqüenta, não houve nenhum que ousasse o suficiente a ponto de extinguir os colégios, considerados muito populares.

Mais informações

A escola funciona com um sistema de provas para ser aprovado do tipo concurso, sendo necessário ter um aproveitamento superior a setenta por cento. Além das matérias comuns (como geografia, língua estrangeira, física, química, biologia, etc.), o aluno deve escolher entre três opções: cavalaria, artilharia e a infantaria. Com certo atraso, a primeira turma com mulheres só veio no final da década de oitenta, mais especificamente no ano de 1989, sendo que a instituição já estava no seu centenário. Para mais informações sobre o histórico do CMRJ, acesse a página oficial.

As inscrições para realizar as provas concursais do CMRJ custam setenta e cinco reais, sendo que as vagas são para o primeiro ano do ensino médio ou então para o sexto ano do ensino fundamental. No site da instituição, você pode estudar com provas realizadas desde o ano de 2003 até hoje, sendo que as matérias cobradas são matemática e português. As inscrições ocorrem entre os meses de agosto e setembro, sendo que você precisa de um documento de identificação (ou seja, com foto), para realizar as provas. Qualquer outra dúvida sobre o sistema, é recomendado fazer uma visita ou então ligar para os números oficiais do CRMJ, sendo que o atendimento ocorre de segunda a sexta.

Fotos

Confira Fotos do CMRJ Concurso 2009:

CMRJ Concurso 2009CMRJ Concurso 2009
Colégio Militar do Rio de JaneiroColégio Militar do Rio de Janeiro
O colégio foi fundado em 1889O colégio foi fundado em 1889

Pesquisar