CIEE: Programa Jovem Aprendiz 2014

links patrocinados

CIEE: Programa Jovem Aprendiz 2014

O Programa Jovem Aprendiz do CIEE é voltado para jovens com idades entre 14 e 24 anos, regularmente matriculados em cursos de aprendizado profissional. O Programa é uma ação conjunta entre o Ministério do Emprego, o MTE, e o Ministério do Trabalho.

A lei determina que empresas de grande e de médio porte, contratem os jovens a fim de promoverem a capacitação profissional. O número de contratados varia de acordo com a cota estabelecida, vale ressaltar que o número de Jovens Aprendizes depende diretamente do número de funcionários efetivos na empresa (5 a 15%).

Já para empresas de pequeno porte e microempresas, a contratação é facultativa.
A carga horária de trabalho varia de acordo com o programo do curso. Para alunos que cursam o ensino fundamental a carga horária deve ser de 6 horas diárias.

O que é o CIEE?

CIEE: Programa Jovem Aprendiz 2014 CIEE

Centro de Integração Empresa Escola, conhecido popularmente como CIEE, é uma associação sem fins lucrativos, que oferece a oportunidade do primeiro emprego a jovens, por meio de programas de aprendizagem e de estágio.

Vale dizer, que o Estágio é uma forma de treinamento profissional prestado por estudantes em empresas que visam o aprimoramento profissional dos mesmos, para que no futuro eles possam ser parte efetiva do quadro de funcionários. As empresas acabam por moldar o estagiário de acordo com a área de interesse do mesmo e principalmente da empresa.

Programa Jovem Aprendiz 2014

Confira mais

O principal objetivo do estágio é oferecer aos estudantes o conhecimento do que ele aprende na teoria da sala de aula, de uma forma prática, contribuindo assim com a inserção do mesmo no mercado de trabalho.
Na nova lei do estagiário, os estudantes possuem o direito de receber uma bolsa auxílio, trinta dias de férias remuneradas depois de um ano de contrato e a empresa ainda é obrigada a fazer um seguro obrigatório contra acidentes. Além disso, a carga horária de trabalho é reduzida, podendo variar de 4 até 6 horas de expediente.

CIEE: Programa Jovem Aprendiz

Como fazer estágio

Na maioria das vezes, os estagiários são escolhidos por meio de processo seletivo. São dinâmicas em grupos, apresentações e entrevistas com os representantes da empresa contratante. Outras empresas optam por realizarem provas.

Para isso, basta estar cadastrado no site do Centro de Integração Empresa Escola, o CIEE. São diversas oportunidades em todas as áreas de cursos de graduação e de ensino médio técnico.
Todos os contratos de estágio têm validade de um ano, mas poderá ser prorrogada se a empresa assim desejar ou até mesmo querer reincidir o contrato antes do término da vigência.

CIEE: Programa Jovem Aprendiz 2014 - saiba mais

Como concorrer às vagas do Programa Jovem Aprendiz 2014

Para concorrer às vagas do Programa Jovem Aprendiz 2014, basta estar cadastrado no site do Centro de Integração Empresa Escola, o CIEE. São diversas oportunidades em todas as áreas de cursos técnico, de ensino médio e de cursos de graduação.

Para saber mais sobre as oportunidades oferecidas de estágio e mais informações sobre os processos seletivos, acesse o site Jovem Aprendiz, do CIEE ou então o site do ESPRO.

Pesquisar