Cespe: concursos públicos para 2014

links patrocinados

Cespe: concursos públicos para 2014

A Universidade de Brasília, conhecida como UnB, é uma das instituições de ensino superior mais renomadas do país. Fundada em 1962, a instituição recebe, atualmente, quase 40 mil alunos, em cursos de graduação e pós-graduação.

Além de oferecer ensino superior nas mais variadas áreas do conhecimento, a UnB também é responsável pelo Cespe, um dos órgãos reconhecidamente mais competentes na organização de concursos públicos no país. Devido a sua excelência na elaboração e aplicação de provas, o Cespe vem sendo cada vez mais utilizado como banca nos maiores concursos públicos realizados no país. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre o Cespe e confira alguns concursos públicos já confirmados para 2014.

Estrutura do Cespe

Cespe: concursos públicos para 2014 Cespe: concursos públicos para 2014 - saiba mais

Cespe é a sigla para Centro de Seleção e de Promoção de Eventos. A instituição faz parte da FUB (Fundação Universidade de Brasília) e atua na oferta de concursos públicos em todo o país. Também são de responsabilidade do Cespe o concurso vestibular da UnB, considerado um dos mais concorridos do país, e o PAS (Programa de Avaliação Seriada) da instituição. O Cespe também é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas regiões, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No resto do Brasil, a responsabilidade pelo Enem é da Cesgranrio, outra banca extremamente conceituada no país.

Cespe: concursos públicos para 2013

Provas do Cespe

Embora haja exceções, as provas do Cespe possuem uma estrutura bem diferente daquela a que estamos acostumados em outros concursos públicos. Ao invés das questões com quatro ou cinco alternativas, os exames promovidos pelo Cespe são, geralmente, compostos por apenas duas alternativas: verdadeiro ou falso. Com isso, as provas costumam ser mais objetivas e, ao mesmo tempo, mais extensas. É comum que os exames do Cespe superem as cem questões, para provas que têm o Ensino Superior como exigência de escolaridade.

Apesar de sua extensão, as provas do Cespe são conhecidas por serem extremamente coerentes. Ou seja, para se dar bem em exames desta banca avaliadora, é preciso estudar bastante. Como há muitas questões, há grande possibilidade de que a prova tenha perguntas sobre todos os conteúdos que aparecerem no edital.

Outra questão que deve ser levada em conta é que, nas provas do Cespe, a marcação de uma alternativa incorreta anula uma correta. Ou seja, os concurseiros que fazem provas do Cespe devem adotar uma estratégia para o exame, assinalando apenas aquelas questões em que têm certeza ou, pelo menos, pouca dúvida. Quando o candidato não faz ideia da resposta certa, é mais prudente deixar a resposta em branco. Afinal, é melhor tirar zero do que um ponto negativo.

Cespe

Concursos confirmados para 2014

Dentre os concursos do Cespe já confirmados para 2014 estão os do Tribunal de Contas, para cargos de analista e técnico, e também o do Tribunal de Justiça da Bahia. Contudo, nos próximos meses, certamente surgirão dezenas de novos concursos públicos realizados pelo Cespe.

Concursos públicos para 2014

Saiba mais

Se você quer ficar por dentro de todas as provas que serão realizadas pelo Cespe em 2014, acesse a página oficial do órgão e confira a seção “Concursos e Seleções”.

Pesquisar