Cartofilia – História, Cartões postais e sobre a Cartofilia

links patrocinados

Cartofilia

Cartofilia – História, Cartões postais e sobre a Cartofilia

Apesar do grande avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas e com a ascensão da internet, a cartofilia é uma prática que não para de crescer. Caracterizada como a arte de colecionar cartões postais, a cartofilia causa ainda grande interesse e comoção àqueles que se interessam em obter cartões dos mais variados tipos e lugares do mundo.

Desde o século X, os chineses já enviavam cartões de felicitações com imagens no verso. Em 1450, na região do Alto Reno na Europa, havia a prática de envio de cartões ilustrados. Os cartões postais atingiram seu apogeu entre 1900 e 1930, até a Segunda Guerra Mundial.

Cartoes Cartofilia

Porém, os cartões postais surgiram oficialmente por volta de 1869 com Emmanuel Hermann, um economista austro-húngaro. Sua ideia era propor um novo tipo de correspondência, mais rápida, barata ou resumida que o usual, mas que possuísse uma imagem ou retrato característico. Apesar desta versão ser mais bem aceita, há quem remeta a invenção ao americano H. L. Lipman que, juntamente com J. P. Charlton, criou em 1861 o chamado “Lipman’s Postal Card”. Há ainda uma terceira versão sobre sua origem, que afirma que o diretor dos Correios da Confederação da Alemanha do Norte, Heinrich Von Stephan, tenha lançado a nova ideia na documentada Conferência Postal Germano-austríaca, em 1865. O ato de colecionar cartões postais, a cartofilia, surgiu juntamente com a criação dos próprios cartões.

Independente de sua origem, é possível dizer que a cartofilia é uma prática que requer determinação e esforço na busca de cartões para a coleção, que tenham temáticas variadas ou que sigam um determinado padrão.

Cartofilia Postais

A variedade de cartões é imensa: há cartões comemorativos ou emblemáticos de certos países, há aqueles que promovem uma marca, um evento ou um lugar (como os cartões de turismo, ou suvenires) ou os que contenham fotografias aleatórias (paisagens, pessoas, cultura, animais, etc.).

Muito além dos cartões

Os cartões postais são muito importantes, pois são considerados documentos históricos, retratam costumes, imagens e acontecimentos de uma determinada época e de um determinado lugar.

O colecionador, além de encontrar cartões, encontra também amigos do mundo todo, igualmente praticantes da cartofilia. Ao enviar um cartão, a pessoa também envia um recurso visual, para que o destinatário possa ter noção de um lugar pelo qual o remetente passou, de uma data comemorativa ou qualquer imagem que possa ilustrar o conteúdo da mensagem enviada.

Raridades

Documentos historicos

Os cartões postais mais antigos têm valor inestimável. Integram coleções de museus do mundo inteiro. Assim como a coleção de selos, a cartofilia também pode envolver grandes quantias de dinheiro em se tratando de aquisições raras ou antigas.

Não há um padrão de preços e valores entre os cartofilistas, o que determina a compra é a oferta e a procura em cada ocasião. Porém, a qualidade da impressão, o estado, a idade e a raridade são também fatores determinantes.

Cartofilia no Brasil

No Brasil, os cartões postais foram adotados oficialmente no dia 28 de abril de 1880, em decreto proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Inicialmente ficou conhecido como “bilhete postal”. O Dia do Cartão Postal acontece oficialmente em 28 de abril.

Cartofilia na era digital

A cartofilia poderia muito bem entrar em decadência com os atrativos do mundo digital e da internet. Contudo, isso não aconteceu. Os cartofilistas passaram a utilizar a rede para obter maior variedade de cartões, entrar em contato com outros cartofilistas, criar grupos e propor eventos, comprar e vender exemplares de forma mais ágil.

Há ainda diversos sites especializados em cartofilia, em que é possível conseguir cartões postais do mundo inteiro, de forma rápida ou segura.

Raridade Cartofilia Cartofilia na internet

Pesquisar