Campeonato Brasileiro 2010

links patrocinados

Campeonato Brasileiro 2010

Campeonato Brasileiro 2010

O Campeonato Brasileiro de 2010 foi a edição de número cinqüenta e quatro, sendo que a data da disputa foi entre oito de maio e cinco de dezembro, em um total de trezentos e oitenta jogos em que foram conquistados novecentos e setenta e oito gols (uma média de quase dois vírgula seis gols por partida). O time campeão foi o carioca Fluminense, sendo que em segundo lugar ficou o mineiro Cruzeiro. O jogador Jonas do gaúcho Grêmio foi o que mais fez gols (um total de vinte e três. Os times rebaixados foram: Grêmio Prudente, Goiás, Vitória e o Guarani. Na segunda divisão, o campeão foi o Coritiba Football Club, do estado do Paraná.

A decisão do campeão, entretanto, foi bem disputada nessa edição, sendo que ainda dependia dos resultados da última rodada – tanto o Fluminense quanto o Cruzeiro e também o Corinthians poderiam sair vitoriosos dependendo dos placares dos dois últimos jogos (final e semifinal). Na fase inicial, com as chaves e grupos ainda definidos, o melhor ataque foi o do Grêmio (com sessenta e oito gols) e a melhor defesa foi do Fluminense (que só levou trinta e seis gols).

A pontuação obviamente variava entre vitória, empate e derrota, mas outros critérios de desempate na hora de fazer o cálculo incluíam: número de vitórias, saldo total de gols, número de gols marcados, o chamado confronto direto, número de cartões vermelhos e número de cartões amarelos. Os times que participaram do campeonato na série A foram: Palmeiras, Atlético Mineiro, Santos, Vitória, Atlético Paranaense, Vasco da Gama, Avaí, São Paulo, Botafogo, Atlético Goianense, Internacional, Ceará, Grêmio Prudente, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Corinthias, Fluminense e Goiás. Desses, apenas o Vitória, o Grêmio Prudente, o Goiás, o Atlético Goianense e o Atlético Paranense são os únicos a não terem nenhum título do campeonato – os grandes ganhadores são o Palmeiras e o Santos, ambos com oito títulos.

Mais informações

A classificação final do Campeonato Brasileiro de Futebol do ano de 2010 foi a seguinte: em primeiro lugar o carioca Fluminense, com setenta e um pontos, em segundo lugar o mineiro Cruzeiro com sessenta e nove pontos, em terceiro lugar, o paulista Corinthians com sessenta e oito pontos. Em quarto ficou o gaúcho Grêmio com sessenta e três pontos e em quinto lugar, o Atlético Paranaense com sessenta pontos. O jogo que contou com maior número de público, cerca de setenta e seis mil torcedores, foi a partida entre Vasco da Gama e Fluminense, realizada no Maracanã para a décima quinta rodada do campeonato. O jogo terminou empatado em dois a dois.

Os outros dois maiores públicos também ocorreram no Maracanã, nas partidas entre Fluminense e Internacional (que resultou em vitória para o time carioca por três a zero) e na disputa entre Vasco da Gama e Flamengo (que resultou em zero a zero). O Fluminense conquistou o seu terceiro título da série A da competição, mas de longe perdeu na disputa de melhor jogador (emplacando um empate com vários outros times com dez gols marcados). Além do gremista Jonas, que marcou vinte e três gols e foi denominado o artilheiro oficial, o topo também contou com Neymar, do Santos, com dezessete gols e Bruno César, do Corinthias, com quatorze.

Fotos

Confira Fotos do Campeonato Brasileiro 2010:

Campeonato Brasileiro 2010Campeonato Brasileiro 2010
Fluminense foi o campeão brasileiro de 2010Fluminense foi o campeão brasileiro de 2010
Vinte times disputam a série A do Campeonato BrasileiroVinte times disputam a série A do Campeonato Brasileiro

Pesquisar