Brasileirão 2010 – Jogos e tabela do Brasileirão 2010

links patrocinados

Brasileirão 2010 - jogos e tabela do Brasileirão 2010

Brasileirão 2010 – Jogos e tabela do Brasileirão 2010

Sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol

O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão, é uma competição criada em 1959 pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) da qual participam vinte times brasileiros. O Brasileirão já teve diversos nomes ao longo dos anos, entre os quais Copa Brasil, Campeonato Nacional de Clubes, Taça de Ouro, Copa União e Copa João Havelange. Diversas foram também as mudanças nas regras do campeonato, que já contou com mais participantes e diferentes formas de disputa.

Regras

O Campeonato Brasileiro de Futebol é disputado através de pontos corridos, com turno e returno, totalizando dezenove jogos de ida e dezenove jogos de volta. Como já foi mencionado, vinte clubes participam do campeonato e é declarado vencedor aquele que acumular o maior número de pontos ao final da competição.

Jogos Brasileirao 2010

Em alguns casos podem ocorrer empates entre dois times. Neste caso, os critérios a serem adotados como forma de desempate por ordem de importância são o maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols positivos, confronto direto, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e sorteio.

Os três primeiros colocados na tabela final do campeonato participam da Taça Libertadores da América na fase de grupos, enquanto que o quarto colocado entra na mesma disputa somente na fase preliminar. Do quinto ao décimo segundo colocados, o direito é de participação da fase nacional da Copa Sul-Americana.

Campeonato Brasileiro

Títulos

Os times paulistas Santos e Palmeiras são os maiores detentores de títulos do Brasileirão, tendo acumulado ao longo dos anos oito troféus cada um. O São Paulo é outro recordista, com seis títulos no currículo.

São pentacampeões do Brasileirão o Corinthians e o Flamengo e já levantaram a taça em quatro edições os clubes Vasco da Gama e Fluminense.

O Internacional já venceu o Campeonato Brasileiro três vezes, enquanto que Cruzeiro, Botafogo, Bahia e Grêmio saíram vitoriosos em duas ocasiões.

Brasileirao 2010 Serie B

Os times Coritiba, Atlético Mineiro, Guarani, Atlético Paranaense e Sport sagraram-se campeões do Brasileirão apenas uma vez, enquanto que clubes como Londrina, Goiás, Ceará e América sofrem por nunca terem conquistado um único título.

Edição de 2010 do Campeonato Brasileiro de Futebol

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010 foi disputado entre os meses de maio e dezembro e contou com a participação dos Atléticos Goianiense, Paranaense e Mineiro, Avaí, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Grêmio Prudente, Guarani, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco da Gama e Vitória.

Após a realização das dezenove partidas de ida e das dezenove partidas de volta, o time carioca Fluminense foi declarado campeão, seguido pelo mineiro Cruzeiro, pelo paulista Corinthians, pelo gaúcho Grêmio e pelo paranaense Atlético Paranaense.

Botafogo, Internacional, Santos, São Paulo, Palmeiras, Vasco da Gama e Ceará, assim como Atlético Paranaense, garantiram suas vagas na Copa Sul-Americana.

Atlético Mineiro, Flamengo, Avaí e Atlético Goianiense não tiveram a mesma sorte. Já Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente, por conta dos poucos pontos, foram rebaixados para a série B.

Brasileirao 2013 Brasileirao

Pesquisar