Bolsa Família 2009

links patrocinados

Bolsa Família 2009

O que é o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa do Governo que tem como principal objetivo prestas assistência a famílias que se encontram na linha de miséria no Brasil, para isso, o programa transfere renda para essas famílias que somam aproximadamente 17 milhões de pessoas que sobrevivem com apenas 70 reais por mês.

Esse programa esta incluso na ação que serve como carro chefe do Governo PT, o Brasil Sem Miséria, onde milhões de brasileiros são beneficiados com a finalidade de resgatá-los da miséria e inseri-los na sociedade, ofertando-lhes trabalho e também incentivando crianças e adolescentes a frequentarem a escola.

O Programa Bolsa Família é responsável por três núcleos de ações principais que devem ser desenvolvidas para que as famílias atendidas saiam da pobreza e constituam um futuro digno. São essas:

– Distribuição de dinheiro: esta é uma medida emergencial disponível para as famílias que se encontram na miséria, o dinheiro recebido deve ser utilizado para comprar alimentos e artigos de primeira necessidade, como papel higiênico e produtos básicos de limpeza. Assim que os integrantes da família forem empregados, esta etapa do Bolsa Família não será mais disponível para esse nicho familiar.

– Condicionalidades: esta etapa garante que todos os cidadãos receberão atendimento médico, educacional e policial. Sendo ensinado aos integrantes da família a forma correta de lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, de prevenir da dengue e também de doenças sexualmente transmissíveis.

O que e Bolsa Família

– Programa Complementar: a complementação do projeto consiste no emprego dos responsáveis da família e na escolaridade das crianças. Para que etapa seja cumprida vários parceiros como o SEBRAE e escolas públicas estão associadas, dando a oportunidade para que os beneficiados do programa tenham uma profissão e possam exercê-la.

Quem pode ser Beneficiado?

Para que um cidadão passe a receber o benefício do Bolsa Família, este deve comprovar a sua situação familiar, há várias vertentes que o programa atende, como o casa de gestantes que não tenham nenhum apoio da família ou do pai da criança e esteja a beira da extrema pobreza, o de nutrição, atendendo principalmente famílias com a ocorrência de crianças desnutridas, o de extrema pobreza, entre outros.

Ajuda do governo

Os fatores que diferem os valores pagos são: número de crianças e adolescentes abaixo de 17 anos da casa, número de gestantes, de mulheres que estejam amamentando e também número de componentes da família.

Não existe um meio de se inscrever no programa do Bolsa Família, as famílias que serão beneficiadas são escolhidas de forma automatizada pelo Governo Federal, através do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Bolsa Família 2009

No ano de 2009, o Bolsa Família passou um significativo reajuste, antes o beneficiário que recebia 62 reais, passará a receber 68. O valor pago por criança também foi alterado, antes este era de 20 reais, agora é de 22. Além destas mudanças, agora o programa passa a atender famílias que recebam de R$70 até 140 reais.

Representação do Bolsa Família

Recursos do Bolsa Família 2009

Após a implementação deste programa, mais de 10 milhões de famílias saíram da miséria, em contra partida este é um dos agravantes do aumento das taxas de inflação. Sendo assim, o tema “Bolsa Família” geralmente está presente em uma roda de discussão política, sendo pautado se a sua existência realmente e necessária e se esta não está acomodando os beneficiários.

Por outro lado, os esquerdistas, assumem que há regiões desprovidas de oportunidades e de recursos financeiros – como boa parte do Norte e Nordeste do país – sendo então, o programa fundamental para a sobrevivência destes.

Recadastramento do Bolsa Família 2009 Como receber o Bolsa Família

Pesquisar