Blu Ray DVD

links patrocinados

Blu Ray DVD

DVD Blu-Ray

A tecnologia do DVD, ou Digital Versatile Disc, foi criada em 1995 para substituir as fitas do tipo VHS. Na disputa para esta tecnologia sucessora estavam o grupo formado por Philips, Sony e outras empresas do ramo e também o composto por várias companhias, entre as principais Toshiba, Panasonic e Pioneer. O primeiro grupo tinha em mente o MMDC (Multimedia Compact Disc), enquanto que o segundo pretendia lançar o SD (Super Density Disc).

O formato que permaneceu foi o do SD. Para desistirem da disputa, Sony e Philips só determinaram que a tecnologia deveria conter a opção de “skip” (pular para frente) e também o sistema EFMPlus, que oferece proteção ao disco contra arranhões e marcas de impressões digitais.

Características do DVD

Os DVDs, de modo geral, conseguem armazenar 4,7 gigabytes de dados. Os discos com dupla camada possuem capacidade de armazenamento de 8,5 gigabytes. Apenas a título de comparação, um CD armazena 700 MB.

Os discos de DVD não se diferem entre si apenas pela quantidade de dados que conseguem armazenar. Eles também possuem diferenças no quesito gravação, sendo que o disco tradicional possui dados compilados que só podem ser assistidos, sem a possibilidade de serem apagados ou de o usuário gravar novos dados.

Caracteristicas do Blu Ray DVD

Há ainda DVDs que podem ser gravados uma única vez e outros que aceitam diversas regravações.

Sobre a tecnologia Blu-Ray

A tecnologia sucessora do DVD é a Blu-Ray, que venceu a disputa contra a tecnologia HD DVD. Ela começou a ser desenvolvida no fim dos anos noventa, quando já era possível assistir vídeos em alta definição, porém, sem a opção de armazená-los.

Tal ação só se tornou possível depois que o pesquisador Shuji Nakamura desenvolveu um diodo de laser azul que possibilita que os discos tenham uma densidade maior.

Sony e Pioneer foram as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de um disco com esta tecnologia, sendo que o nome adotado inicialmente foi DVR Blue. Em 2002 o nome foi alterado para Blu-Ray. O único motivo para o nome “blue” não ter sido adotado é porque muitos países não permitem que uma palavra usada no dia a dia denomine uma marca.

DVD Blu Ray

Características do Blu-Ray

O disco de Blu-Ray possui as mesmas dimensões que um disco de DVD, porém, a capacidade de armazenamento é maior: 25GB contra os 4,7GB do DVD.

O Blu-Ray possui diversas vantagens em relação ao DVD, sendo que as mais significativas são a resistência e a capacidade de gravar e transmitir vídeos em alta definição.

Como usar o Blu Ray DVD

Enquanto que arranhões e até uma leve poeira podem comprometer o desempenho do DVD, tais intempéries não afetam o disco de Blu-Ray por conta das camadas de dados estarem mais próximas do laser.

Além disso, a capacidade de transmitir vídeos em alta definição garante imagens com melhor qualidade de som mais potente, dando a sensação ao espectador de que ele está em um cinema.

É claro que estas características só podem ser realmente usufruídas se a pessoa contar com uma TV potente, caixas de som e com um cabo de HDMI.

Sobre a Blu Ray DVD onde comprar Blu Ray DVD

Pesquisar
Artigos Relacionados