Bienal do livro de 2014

links patrocinados

Bienal do livro de 2014

Organizada pela CBL (Câmara Brasileiro do Livro), a Bienal do Livro é o maior evento nacional de literatura, reunindo centenas de editores do Brasil e de outros países. A primeira Bienal do Livro no Brasil aconteceu em 1970, na cidade de São Paulo. O evento foi realizado no Ibirapuera e teve como inspiração as bienais que já aconteciam em outros países, como Itália, Alemanha e França. Durante duas semanas, milhares de pessoas puderam entrar em contato com obras até então desconhecidas.

O sucesso do evento em sua primeira edição permitiu que novas bienais continuassem a ser realizadas na capital paulista. O conceito também alcançou outras regiões do país. Hoje, além da Bienal paulista, temos também a Bienal do Livro do Amazonas, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Histórico

Bienal do livro de 2014 Bienal do livro

Antes mesmo da criação oficial da Bienal do Livro, em 1970, alguns eventos em São Paulo traziam a ideia de reunir editores e autores de diversas partes. Neste sentido, o principal acontecimento era a Feira Popular do Livro, que acontecia na Praça da República.

A partir de 1996, a Bienal do Livro de São Paulo começou a ser realizada no Parque Anhembi. A última edição, que aconteceu em 2012, contou com mais de um milhão de visitantes. Além da exposição de livros, uma das grandes características da Bienal do Livro é a presença de autores de todo o mundo. Alguns deles vão ao local apenas a passeio, enquanto outros participam de palestras, grupos de discussão e tardes de autógrafos.

Bienal do livro de 2013

Bienal do Livro em 2014

A Bienal do Livro de São Paulo acontece nos anos pares. Portanto, uma nova edição será realizada em 2014. Até o momento, os organizadores do evento não divulgaram maiores detalhes sobre os participantes. Contudo, a data oficial da bienal já foi anunciada: o evento terá início no dia 28 de agosto de 2014 e terminará duas semanas depois, no feriado de 7 de setembro. A bienal segue sendo realizada no Anhembi, local que proporciona conforto e infraestrutura para os visitantes.

Ao todo, a Bienal do Livro de 2014 promete mais de mil horas de atividades voltadas para a cultura. Os ingressos para o local têm um valor de R$12, com possibilidade de meia-entrada para estudantes, idosos e outros grupos que se encaixem na legislação da meia-entrada. Neste caso, os ingressos custarão apenas R$6.

Confira Bienal do livro de 2014

Outras bienais

Em 2014, também acontecerá a Bienal do Livro de Minas Gerais, que chega à sua quarta edição. A Bienal do Amazonas, por sua vez, terá a segunda edição em 2014. A exceção do ano será a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece apenas em anos ímpares.

Bienal do livro de 2014 - confira

Saiba mais

Todas as grandes bienais realizadas no país contam com páginas oficiais onde é possível consultar informações atualizadas, como local, data e ingressos, além dos participantes ilustres e palestrantes. Contudo, até o momento, não há nenhum nome confirmado para as bienais brasileiras. Nos próximos meses, é possível que autores nacionais e internacionais comecem a ser confirmados para os eventos.

Pesquisar