Bienal do livro de 2012

links patrocinados

Bienal do livro 2012

Bienal do livro 2012

Diversos segmentos diferentes da cultura contam com eventos próprios para divulgarem seus produtos e tornarem a informação mais acessível ao grande público que frequenta tais encontros. Da mesma maneira como o cinema tem vários eventos voltados especificamente para divulgar os filmes, por exemplo, a literatura também tem encontros para divulgar os títulos dos livros.

Variedade literária

O encontro mais conhecido e que tem diversas edições em várias regiões do Brasil é a Bienal do Livro. É claro que de acordo com o tamanho da cidade cada edição é maior ou menor, tanto na oferta de livros quanto de participantes de lugares diferentes.

Outro fator que pode influenciar na escolha de determinada região para a Bienal é o local de residência. Moradores da região Sul, por exemplo, podem preferir viajar a Porto Alegre para participarem da Bienal de uma capital maior. Ao mesmo tempo, os mineiros podem tentar ir a Belo Horizonte para participarem do evento na capital do estado.

De qualquer maneira, a Bienal do Livro acaba sendo uma oportunidade não só para conhecer as novidades do mundo literário, mas também novas pessoas e novos lugares. Normalmente, as edições da Bienal do Livro tem mais de um dia de duração, o que permite aproveitar melhor as opções garantidas.

Programações distintas

Por mais que já exista a expectativa para saber o que vai ser oferecido na Bienal do Livro de 2012, normalmente as informações são divulgadas depois de a Bienal de 2011 ter sido encerrada. No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, a Bienal aconteceu entre 01 de setembro a 11 do mesmo mês.

Portanto, enquanto a edição de 2011 estava acontecendo, não estava sendo divulgado o que o público poderia esperar de 2012. Afinal, primeiro é preciso esperar para que o evento atual aconteça e depois criar novas expectativas para a edição seguinte.

A edição de 2012 para a Bienal do Livro depende muito da região onde o participante pretende participar. Nem sempre as Bienais conseguem manter a mesma programação, até mesmo pela distância entre os lugares. Por isso, vale conferir cada programação isoladamente e verificar qual a melhor opção de acordo com os seus interesses.

Bienal do Livro

Bienal do Livro

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um dos maiores eventos sobre literatura do país. Ela serve como palco para o encontro das principais livrarias, editoras e distribuidoras do país que utilizam a Bienal para os lançamentos do período. Além de atrair toda a população interessada em comprar ou conhecer os lançamentos literários no Brasil, ela chama a atenção de empresários, jornalistas e escritores do mundo inteiro.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem uma ótima visibilidade na imprensa.
Mas a Bienal do Livro não é apenas literatura. Ela oferece uma vasta programação cultural, que visa desenvolver o gosto pela leitura, principalmente nas crianças, nas mais de 740 mil pessoas que visitam o pavilhão de exposições.

21ª Bienal do Livro de 2010

A última edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi realizada no ano de 2010 no Anhembi, em um pavilhão de mais de 60 mil metros quadrados. Ela é considera o terceiro maior evento do setor em todo o mundo. Em 2010, a Bienal do Livro reuniu mais de 350 expositores nacionais e internacionais. Eles representaram mais de 900 selos editoriais. O público estimado foi de mais de 740 mil pessoas nos 11 dias do evento. O investimento foi de mais de R$ 1,5 milhão nas programações culturais da Bienal do Livro.

A organização do evento investiu, em 2010, mais de R$ 30 milhões na divulgação do evento para estimular a formação de novos leitores. Por ser um evento realizado de dois em dois anos, a próxima edição da Bienal vai acontecer em 2012, dos dias 9 a 19 de agosto. O evento será realizado novamente no pavilhão de exposições do Anhembi.

História da Bienal do Livro

A história da Bienal do Livro começou muito antes da 1ª edição internacional, organizada exclusivamente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), dos dias 15 a 30 de agosto de 1970. Antes disso, fora realizada a Feira Popular do Livro, na Praça da República, em 1951. A ideia era introduzir a tradição de feiras europeias do livro, como sempre acontecia na Alemanha, França e Itália, por exemplo.

Em 1961 foi realizada a 1ª Bienal Internacional do Livro, com parceria da CBL e do Museu de Arte de São Paulo. O evento se repetiu em 1963 e 1965 antes de ser organizado exclusivamente pela CBL em 70.

Com o aumento do número de participantes no decorrer dos anos, a Bienal do Livro foi sempre se expandindo. Em 1996 ela foi realizada no Expo Center Norte e três edições depois se mudou para o Centro de Exposições Imigrantes, com 45 mil metros quadrados de área. Somente a partir de 2006 que a Bienal do Livro passou a ser realizada no Anhembi, o maior centro de exposição da América Latina.

Fotos

Confira Fotos da Bienal do Livro:

Bienal do LivroBienal do Livro
Conheça a Bienal do LivroConheça a Bienal do Livro
Visitantes do eventoVisitantes do evento

Pesquisar