Anvisa RJ

links patrocinados

Anvisa RJ

Anvisa RJ

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um órgão responsável por fiscalizar o bom funcionamento de ambientes comerciais e industriais, bem como a entrada ou saída de produtos através da fronteira. Além disso, o órgão também tem como função a conscientização educacional em setores como meio ambiente, poluição, impacto desses poluentes, campanhas sociais de informação, entre muitas outras atividades.

Existem áreas que são especificamente abordadas pela Anvisa por incluírem produtos químicos que podem se tornar tóxicos quando não tratados da forma adequada ou ainda que afetam o meio ambiente. Alguns exemplos incluem: Alimentos, Agrotóxicos e Toxicologia, Cosméticos, Insumos Farmacêuticos, Derivados do Tabaco, Laboratórios, Portos, Medicamentos, Aeroportos e Fronteiras, Saneantes, Produtos para Saúde, Sangue, Serviços de Saúde e Tecidos e Órgãos.

Em alguns casos, a Anvisa é consultada para ver se determinado produto possui a dose equilibrada ou recomendada de determinada substância (se não está em falta ou em excesso, portanto, sendo que quando não está dentro dos padrões, pode afetar o funcionamento do organismo dos indivíduos ou, a longo prazo, a saúde coletiva ou ainda a própria durabilidade do produto).

Mais informações

Os centros da Anvisa estão localizados nas seguintes cidades: São Paulo (São Paulo), Uberlândia (Minas Gerais), Vitória (Espírito Santo), São Luis (Maranhão), Porto Seguro (Bahia), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Poços de Caldas (Rio Grande do Sul), Ourinhos (São Paulo), Natal (Rio Grande do Norte), Manaus (Amazonas), Maceió (Alagoas), Jaú (São Paulo), Iguatu (Ceará), Guaxupé (Minas Gerais), Gaspar (Santa Catarina), Goiânia (Goiás), Florianópolis (Santa Catarina), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Brejo do Cruz (Pernambuco), Belo Horizonte (Minas Gerais), Aracaju (Sergipe) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro).

O Rio de Janeiro, por ser uma cidade grande e uma das maiores do país, acaba tendo subsecretárias de responsabilidade, como por exemplo: Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, Superintendência de Vigilância Sanitária em Alimentos, Superintendência de Vigilância Sanitária em Locais e Ambientes, Superintendência de Vigilância Sanitária em Serviços e Produtos para a Saúde e o Instituto de Medicina Veterinária, entre outros. A Anvisa da cidade fica localizada no centro, mais especificamente na Rua do Lavradio. Há a opção de contatar diretamente cada uma das secretarias através do telefone, ou ainda falar com a ouvidoria por telefone ou email.

No site oficial da Anvisa do Rio de Janeiro, é possível visualizar a divisão completa do órgão de acordo com responsabilidades e funções de cada setor, deixando assim mais claro para o cidadão com quem deve falar sobre determinado assunto. Desde o ano de 2007, o órgão possui uma sede nova que está muito mais equipada e direcionada para o atendimento das necessidades dos cidadãos. A Anvisa tem como missão a transparência sobre suas ações, pois apesar de ser um órgão público, tem autonomia suficiente para fiscalizar inclusive ambientes conveniados. Outras funções encontradas no site incluem publicações de editais para concursos, projetos de estágio e profissionalização específica no departamento, legislação que deve ser cumprida por empresas de atuações conforme as citadas anteriormente, atividades voltadas para a comunidade, acervo para pesquisa, etc.

Fotos

Confira Fotos da Anvisa RJ:

Anvisa RJAnvisa RJ
A Anvisa é responsável várias áreasA Anvisa é responsável várias áreas
Algumas áreas são: Alimentos, Agrotóxicos e Toxicologia, Cosméticos, Insumos FarmacêuticosAlgumas áreas são: Alimentos, Agrotóxicos e Toxicologia, Cosméticos, Insumos Farmacêuticos

Pesquisar
Artigos Relacionados