AIL 2012

links patrocinados

AIL 2012

AIL 2012

Sobre a AIL 2012

Com intuito de desenvolver e apoiar estudos em Língua Portuguesa a Associação Internacional Lusitana (AIL) tem convênios bem firmados com outras associações e instituições como o Instituto Camões, a Associação Alemã de Lusitanistas e com a Junta da Galiza.

O Professor Doutor R. A. Lawton fundou a AIL em 1984. A ideia do professor era formar um fruto de apoio aos estudos em literatura, cultura, de todos os paises de lingua portuguesa. O grupo de associados organiza congressos, edita e publica a revista Veredas, que colabora com instituições nacionais e internacionais.

Associados AIL 2012

Uma das exigências para se tornar um membro, ou sócio da AIL é a acadêmica. Atualmente a AIL possui representação em mais de 30 países, onde todos os membros são docentes universitários, pesquisadores e estudiosos que foram aceitos pelo Conselho Diretivo da Associação e tiveram sua admissão ratificada em Assembleia Geral.

Em 1997 a AIL conseguiu integrar a Fédération Internacionale des Langues et Littératures Modernes (FILLM) – a qual possui vincula à UNESCO – e ainda inclui 18 associações internacionais de vários países. A estrutura da AIL é composta por um conselho diretivo, escolhido em Assembleia, presidente e vice-presidente.

Quem deseja fazer parte da lista de membros da AIL deve entrar no site da associação e na área de sócios registrar-se na página. Para isto basta clicar em “Registrar-se” na área apropriada para tal. O interessado irá passar por avaliação da direção, antes de ter seu aceite completo.

Revista Veredas da AIL 2012

A revista, que é uma publicação da AIL tem periodicidade semestral. A publicação passou por uma fase onde exemplares monográficos(um só autor) possuíam grande relevância, mas pensado na inclusão de mais autores a revista desde o número 12 tem adotado o sistema de avaliação por pares de autores para a aceitação de trabalhos. A publicação passou do papel para quase integralmente digital e disponível no site da AIL.

Congressos da AIL 2012

O encontro da Associação Internacional Lusitana acontece a cada 3 anos e tem sido um dos maiores eventos do calendário acadêmico de quem trabalha com a cultura lusitana. Entre o primeiro congresso de Poitiers, em 1984, e o próximo na Universidade do Algarve (Faro, X Congresso, Julho 2011), a AIL passou por Leeds em 1987, Coimbra (1990), Hamburgo (1993), Oxford (1996), Rio de Janeiro (1999), Brown (EUA), Santiago de Compostela em 2005 e à Madeira em 2008.

 

Varekai - Cirque de Soleil

Varekai – Cirque de Soleil

O Varekai é um espetáculo realizado pelo Cirque de Soleil e foi feito como uma homenagem a alma nômade. O Espetáculo Varekai estreou no ano de 2002 e na linguagem cigana Varekai quer dizer “Onde quer que seja”. O espetáculo contou com núcleo de cinquenta e seis intérpretes de personagens.

Como é o espetáculo

O Varekai é um dos espetáculos com maior utilização de roupagens e danças realizado pelo Cirque de soleil. Ele conta a tradicional historia de Icaro, aquele que voou muito alto e por isto teve suas asas derretidas pelo sol, assim ele caiu em um outro mundo, o mundo mágico chamado de Varekai. A Ideia do espetáculo é contar a historia da segunda parte do mito de Icaro, o que acontece depois que ele tenta voar tão alto e acaba caindo.

Personagens

Os personagens principais deste espetáculo são o Icaro que após a tentativa de voar acaba se vendo em um mundo desconhecido e esta machucado pois acabou de cair de muito alto. A Noiva que é um personagem exótico e conquista Icaro usando de sua sensualidade.

O Guia é um personagem amável, frágil, um velho sábio iluminado que tenta inspirar mudanças. O Anjo Manco que ao dançar mesmo de muletas tenta incentivar Icaro a voltar a voar e enfrentar seus medos. O Vigia que é um grande gênio, um cientista maluco, ele interpreta sinais, transforma sons, chama atenção para aquilo que ira acontecer no Futuro. Para fechar ainda tem A Rota e Candide.

Como acontece

Todo o espetáculo é dividido entre quatorze atos que se desenrolam durante a historia. A peça é dividida entre o Voo de Icaro que é o primeiro Ato do espetáculo, são mergulhos aéreos, acrobacias e contorções na rede. Em seguida acontece o Ato Jogos de Icaro.

O terceiro Ato do espetáculo é chamado de Meteoros de Água onde três garotos com cordas realizam acrobacias simultâneas e variadas que vão dar base par ao quarto Ato que é o Trapézio Triplo onde quatro pessoas fazem movimentos sincronizados e acrobáticos.

O espetáculo ainda possui a Dança Georgiana, Superfície Deslizante, Solo sobre os Suportes, Faixas Aéreas, Malabarismo, Parada de Mao nas Varas, Balança Russa, Argolas aéreas, Palhaços e Acobatic Pas de Deux. Entre setembrod e 2011 e julho de 2012 o espetáculo será realizado no Brasil.

Pesquisar