Agência de publicidade

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Preocupação com a imagem, divulgação, propaganda. Esses são algumas das funções pertinentes às agências de publicidade, em número cada vez mais crescente no Brasil. Muitas empresas recorrem a essas agências em busca de maior divulgação ou de melhorar a imagem da empresa ou para apresentá-la ao público.

Função

Muitos pensam que a única função das agências de publicidade é montar as propagandas que são veiculadas nos mais diversos meios de comunicação, como televisão, rádio, jornais e revistas. Mas não. O papel da agência de publicidade é muito mais amplo e inclui funções como pesquisa e estudo em torno do conceito, marca ou do produto do qual se pretende divulgar, identificando e analisando os pontos fortes e fracos do público ao qual ele é destinado, assim como da concorrência.

Também é papel das agências planejar campanhas publicitárias executando a criação e montagem dessas, assim como estabelecer as mídias nas quais elas serão veiculadas, procurando as que mais atinjam o público alvo do produto e da mesma forma é responsável por executar na prática essas campanhas realizando o orçamento e produção das peças publicitárias, entre outras tarefas.

Tipos

Não existe apenas um tipo de agência de publicidade e propaganda, cada tipo trabalha de uma forma ou com determinado público ou mercado, como as agências do tipo Pelna que conta com profissionais especializados em trabalhar com todos os setores que envolvem a divulgação; existem as Bureau de Mídia que fica responsável apenas por uma parte de todo o processo envolvendo a publicidade que é a compra da mídia, ou seja, dos espaços onde ocorrerá a veiculação desses peças publicitárias. As de Bureau de criação ou estúdios de criação, que tem por finalidade o planejamento de comunicação conforme a criação da campanha.

Organizações de grande porte que têm necessidade de contar com material publicitário em grandes demandas e que não podem esperar muito tempo pela entrega do material acabam optando por uma agência do tipo House, ou seja, dentro da própria organização.
Aquelas agências que atuam mais na área de criação de materiais de divulgação como panfletos, jornais e livros são classificadas como de Editoras.

Setores

Como em muitas empresas, as agências de publicidade contam com diversos setores de trabalho, visando a agilidade, e com qualidade do material, atingindo o resultado esperado pela agência e pelo cliente. Esses setores são o de atendimento, que é quem estabelece o contato com o cliente. É esse setor que representa a agência e é ele quem faz com o cliente o briefing, que são as informações imprescindíveis para a realização da campanha.
A parte de planejamento é responsável pela organização e busca de dados que estejam faltando, e com esses dados são propostas ao cliente ações e estratégias atendendo a demanda exigida.

A parte de criação é aquela que vai transformar a demanda do cliente em ação concreta, através das peças publicitárias. Já a parte de mídia é quem basicamente negocia com os veículos de comunicação valores, espaços e tempo das campanhas. Mas para que todos os prazos sejam cumpridos fica a cargo da parte administrativa que cuida ainda de processos internos relacionados ao financeiro e outras atividades cotidianas.

Regulamentação

Como muitas práticas, a propaganda no Brasil segue as regulamentações do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), fundada em 1980 e é uma entidade sem fins lucrativos. Os casos de propaganda enganosa ou abusiva são julgados pelo Conar, a partir de queixa apresentadas por consumidores, autoridades públicas e empresas quando as mesmas se sentem prejudicadas.

Fotos

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O órgão que regulamenta e ficaliza é o ConarO órgão que regulamenta e ficaliza é o Conar
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