AFA 2012

links patrocinados

AFA 2012

AFA 2012

A Academia da Força Aérea, conhecida popularmente pela sigla AFA, é uma instituição de ensino superior ligada à Força Aérea Brasileira. Criada em 1960, a academia é considerada uma das melhores escolas de formação de pilotos do mundo, sendo responsável por, além de formar, também aperfeiçoar profissionais da FAB.

Com sede em Pirassununga – o local não foi escolhido à toa, acredita-se que ele tenha as melhores condições do país para as atividades de instrução aérea- a AFA é vinculada ao Departamento de Ensino de Aeronáutica e tem como missão a formação de oficiais para ocupar os cargos de aviadores, intendentes e da infantaria da Força Aérea Brasileira.

Organizações da AFA

A Academia da Força Aérea conta com cinco organizações, entre elas o Clube de Voo a Vela (CVV), que possibilita aos cadetes a prática do volovelismo em paralelo às suas atividades profissionais e de lazer, o Corpo de Cadetes (CCAer), que controla os ensinamentos morais, militares, científicos e técnicos a serem ministrados por professores e instrutores, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), responsável por proteger a prática de aviação, a Esquadrilha da Fumaça (EDA), responsável pela demonstração aérea da Força Aérea Brasileira, a Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), uma organização militar com autonomia administrativa e a Prefeitura de Aeronáutica de Pirassununga (PAYS), que possui as mesmas características da fazenda, com a diferença de que é responsável pelas vilas militares.

Para que serve a Afa

Forma de ingresso

O ingresso na Academia de Força Aérea se dá por meio de concurso público, sendo que a prova acontece todos os anos. A instituição oferece três cursos, Curso de Formação de Oficiais Voadores, Curso de Formação de Oficiais Intendentes e Curso de Formação de Oficiais de Infantaria, sendo que apenas o último é exclusivamente voltado para candidatos do sexo masculino.

O concurso é composto por provas escritas de português, física, matemática e inglês, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão à pilotagem militar (apenas para candidatos ao curso de formação de oficiais voadores), teste de avaliação do condicionamento físico e análise da documentação exigida.

Afa

Após o ingresso os alunos realizam atividades práticas e também recebem ensinamentos de cálculo diferencial e integral, espanhol, sociologia, psicologia, eletricidade, mecânica, química, informática, educação física e instrução militar, entre outras disciplinas.

Site da Academia da Força Aérea

inscricoes da afa

No site da Academia da Força Aérea (AFA) é possível conferir as formas de ingresso possíveis na instituição, conhecer resumidamente as organizações da instituição, a história da academia, conferir um quadro com os comandantes em exercício e também com aqueles que já deixaram seus cargos, ter acesso a uma agenda com os próximos eventos, ler notícias sobre a instituição, adentrar no portal da Força Aérea Brasileira e também na página da instituição no Facebook.

O portal da AFA também conta com relatórios de transparência pública, as quais a população tem direito de acesso, contatos da instituição, incluindo endereço físico, telefone e endereço eletrônico e um sistema de busca interno.

Entrar na afa 2012 afa

Pesquisar