AFA 2010

links patrocinados

AFA 2010

AFA 2010

AFA é a sigla para a Academia de Força Aérea brasileira. Esta é uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e atua na formação e no aperfeiçoamento de pessoal da Força Aérea Brasileira para o comando da Aeronáutica (Comaer). A AFA é considerada como uma das três melhores instituições de todo o mundo na formação de pilotos militares.

Histórico da AFA

A Academia de Força Aérea Brasileira está instalada na cidade de Pirassununga, no interior do estado de São Paulo, por conta de que o município reúne as melhores características de temperatura e clima de todo o Brasil para a prática de atividades voltadas para a instrução aérea. A principal missão da AFA é formar pilotos para a Força Aérea Brasileira (FAB) ou então para outros países, principalmente da América Latina, mas também da África, Ásia e Europa a partir de acordos internacionais de cooperação.

A AFA está subordinada ao Departamento de Ensino da Aeronáutica (Depens) e a sua finalidade é formar pilotos militares tanto para o quadro de aviadores da ativa, intendentes ou então de infantaria da FAB.

A criação da AFA foi feita para substituir a então Escola de Aeronáutica, que era sediada no Campo dos Afonsos, primeira responsável pela formação dos aviadores brasileiros. A Escola de Aeronáutica foi originalmente instituída após a criação do Ministério da Aeronáutica em 1941, mas a mudança para o nome de Academia da Força Aérea aconteceu apenas no ano de 1969. Dois anos depois, a AFA foi transferida do Campo dos Afonsos para a atual sede em Pirassununga.

Curso de Formação de Oficiais AFA

Quem sonha em ingressar na carreira militar deve se preparar muito bem para isso. Além da questão física obviamente exigida para a função, para ser aceito na Academia da AFA é preciso ser aprovado em concurso público como se fosse um vestibular. Todos os anos é realizado processo seletivo para o ingresso na AFA em nível nacional. Para poder realizar a prova é preciso se enquadrar nas exigências estabelecidas nos editais. Informações sobre editais passados e conteúdos programáticos podem ser encontrados no site da AFA na internet.

A AFA possui curso de formação em três níveis diferentes: o primeiro é o de formação de cadetes infantes, o segundo é de cadetes intendentes e, por fim, o curso de cadetes aviadores. Em cada um deles disciplinas específicas são aplicadas. No término do curso, além da formação como pilotos militares, os cadetes recebem também o título de bacharel em Administração com ênfase em Administração Pública.

Concurso AFA 2010

No ano de 2010, assim como em todos os anos, foi realizado concurso (vestibular) para a admissão dos novos integrantes do corpo de cadetes da AFA. Através do site da própria instituição, na guia de ‘Concursos’, você poderá encontrar as provas, gabaritos e aprovados da edição 2010.

Fotos

Confira Fotos da AFA 2010:

AFA 2010AFA 2010
Academia da Força AéreaAcademia da Força Aérea
Formandos da AFAFormandos da AFA

Pesquisar