Sucos Naturais

links patrocinados

Sucos Naturais

Sucos Naturais

Frutas brasileiras

O Brasil é um país situado quase que totalmente entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, o que faz com que seu clima tropical seja ótimo para a plantação e o cultivo de muitas plantas frutíferas o ano todo, com cada estação trazendo uma variedade delas. É natural que um país deste tamanho e com a área que tem para a agricultura seja o local perfeito para que as mais diferentes frutas sejam produzidas.

Uma das vantagens disto é que a população também se beneficia e pode degustar dos mais variados produtos derivados daí, como os sucos naturais. A lista de frutas brasileiras é enorme, e a quantidade de nomes encontrados entre o Abacaxi e o Zimbro faz com que qualquer um fique tentado a experimentar uma grande variedade de seus sucos.

Benefícios dos Sucos Naturais

Os sucos naturais não são somente opções a quem quer ter uma vida mais saudável, afinal a praticidade de se obter os benefícios da ingestão de uma fruta sem ter que se preocupar com escolher, comprar, lavar, cortar, e depois lavar a louça atraem também quem tem um dia a dia mais agitado, sem tempo, como também quem quer perder alguns quilos.

Saude dos Sucos Naturais

Sucos naturais devem, sempre que possível, substituir os refrigerantes, principalmente durante as refeições. É uma opção muito mais inteligente evitar doses altas de cafeína, sódio e açúcares para priorizar o aporte de vitaminas e minerais advindos da ingestão de um copo de suco natural. Há frutas que são opções para quem quer uma alimentação que sirva também como agente preventivo de doenças – neste caso, podem ser os que fazem parte dos alimentos funcionais, aqueles que produzem efeitos fisiológicos ou metabólicos por meio da atuação de um nutriente no crescimento, desenvolvimento e manutenção do corpo, segundo a ANVISA.

Malefícios dos sucos naturais

Sabores de Sucos Naturais

Entretanto, o consumo de sucos de frutos em doses excessivas também apresenta certos malefícios a uma dieta equilibrada: calorias também estão presentes nestas bebidas, junto com açúcares da própria fruta, como a frutose. Beber sucos demais acaba fazendo com que a pessoa engorde, dependendo do tipo de fruta. Sabe-se que existem algumas plantas que armazenam uma grande quantidade de açúcar nelas, como por exemplo, o cupuaçu, natural do Norte do Brasil, e a fruta-do-conde, ou ata, como é conhecida em algumas regiões do país. Basta experimentar a fruta in natura para sentir na língua como ela é carregada de açúcar.

Melhores sucos de fruta

Além disso, a opinião de alguns nutricionistas é que a ingestão de calorias presentes em bebidas faz com que elas sejam absorvidas mais rapidamente pelo sistema digestório, portanto a moderação é muito importante. Além disso, evitar adoçar seu suco faz com que você consiga nutrientes importantes e deguste o sabor natural da fruta.

Frutas ácidas e não ácidas

Outro ponto a se cuidar é no consumo de sucos de frutas muito ácidas, como é o caso do limão, do abacaxi, da laranja e até da tangerina: qualquer desconforto sentido, principalmente a quem tem um estômago mais sensível, é sinal de que a mucosa estomacal está sendo machucada, portanto prefira o melão, a banana e o mamão.

Suco de frutas vermelhas Sucos saudaveis

Pesquisar