IPVA 2009

links patrocinados

IPVA 2009

IPVA 2009

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é um imposto recolhido junto aos proprietários de veículos, sejam eles carros, motos, tratores ou caminhões. O IPVA é um imposto estadual, podendo ser instituído somente pelos estados e pelo Distrito Federal.

Arrecadação

O dinheiro recolhido através do IPVA é partilhado de forma igual entre o governo estadual e o município onde o carro foi registrado. Cada estado brasileiro possui suas próprias diretrizes para definir o percentual a ser cobrado.

É muito comum que as pessoas pensem que o dinheiro arrecadado pelo IPVa se destine somente aos transportes. Na verdade, o IPVA – assim como qualquer outro tributo – constitui a receita geral dos estados e municípios. O dinheiro, portanto, é aplicado em diversos setores, como segurança pública, educação e saúde.

Alíquota do IPVA 2009

O IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, que é um preço preestabelecido para fins de tributação. Se você não sabe qual é o valor venal de seu automóvel, acesse a página do Ministério da Fazenda na Internet e preencha os dados solicitados.

Cada estado define sua própria alíquota para o IPVA. Em 2009, a média nacional foi de 1,5% para caminhões; 2% para utilitários, ônibus, microônibus, tratores e motocicletas; 3% para carros movidos a álcool ou gás; 4% para carros movidos a gasolina ou bicombustíveis, além de picapes cabine dupla.

No geral, os valores do IPVA 2009 não apresentaram muitas mudanças em relação ao ano anterior. Alguns estados tiveram quedas sensíveis do valor, mas insuficientes para alterar os valores da média nacional.

Isenção do IPVA 2009

Carros com mais de vinte anos de fabricação foram isentos do pagamento do IPVA 2009. Para saber sobre o pagamento do IPVA do carro basta acessar o site do DETRAN ou da Secretaria da Fazenda e consultar através do RENAVAM do veículo.

Detran RO – IPVA, multas e simulados

O Departamento Estadual de Trânsito do estado de Rondônia, assim como os órgãos de outros estados, possui um site específico para os motoristas com informações e dados relativos ao estado. A dica é boa para quem está tirando a carteira ou quem precisa consultar notícias relacionadas a multas, entre outras questões.

Multas

Deu bobeira e pegou uma multa de trânsito? Consulte o site para saber a situação do seu veículo e habilitação e também emitir taxas para licenciamento e pagamento de multas. As taxas da tabela para 2011 estão no mesmo link “Veículos”, que é onde você acha todas essas informações.

IPVA

O Imposto de Propriedades de Veículos Automotores tem variações anuais e deve sempre ser consultado com cautela. Antes de se basear naquilo que lê nos jornais ou nas revistas, acesse a fonte primária do assunto que é o Detran.

Simulados

Se você está prestes a tirar a primeira habilitação para dirigir, aproveite para encontrar simulados dos testes do Detran no site do órgão. Lá você faz o download de versões antigas do teste e pode estudar para chegar no dia bem preparado.

As escolas de condutores geralmente aplicam esses simulados para os alunos que optarem. Mas é possível fazer isso de graça e sem precisar sair de casa no próprio site do Detran.

Com as questões dos simulados, você pode focar nos assuntos que têm mais dificuldade. Fique atento para a recente mudança na lei para conseguir a primeira habilitação. As taxas estão mais caras e as provas um pouquinho mais complicadas.

O site do Detran é o canal que o poder público criou para disponibilizar informações de forma facilitada para todos os motoristas. Através dele, você consulta tudo o que você precisa saber sobre novas taxas de IPVA, simulados para o teste teórico e multas.

Pesquisar