Times brasileiros que já foram campeões do mundo

links patrocinados

Times brasileiros que já foram campeões do mundo

Em 2013, após a conquista da Libertadores, o Atlético-MG teve a grande chance de se reunir ao seleto grupo dos clubes brasileiros que já venceram o Mundial de Clubes da Fifa. Contudo, os mineiros foram eliminados de maneira precoce da competição, pelos marroquinos do Raja Casablanca, e perderam a chance de participar da final do torneio, contra o poderoso Bayern de Munique, da Alemanha.

Desde que o Mundial de Clubes da Fifa começou a ser disputado nos moldes atuais, somente em uma ocasião tínhamos visto uma equipe sul-americana fora da final do torneio. Isso aconteceu em 2010, quando os gaúchos do Internacional foram eliminados por uma equipe do Congo, o Mazembe, que fez a final contra a Inter de Milão.

Origens do Mundial

Times brasileiros que já foram campeões do mundo Times brasileiros que já foram campeões do mundo - saiba mais

Embora o Mundial de Clubes da Fifa tenha um formato recente, a competição já existia há bastante tempo, mas com outro sistema de disputa. Ainda no século XIX, considerava-se o “campeão do mundo” quem vencesse o confronto entre o campeão da Inglaterra e o da Escócia. Até a década de 1950, o torneio passou por algumas mudanças, até alcançar um formato mais estável a partir da década de 1960, a Copa Intercontinental.

A Copa Intercontinental teve 42 edições. Até 1979, o torneio foi organizado pela Fifa. Nos anos seguintes, até a sua extinção, a competição ficou sob responsabilidade da Federação Japonesa de Futebol. Embora fosse composto por apenas uma partida, entre o vencedor da Libertadores e o da Champions League, o torneio é, até hoje, reconhecido como um Mundial.

Conheça os Times brasileiros que já foram campeões do mundo

Brasileiros

Se contarmos os títulos mundiais de clubes a partir da Copa Intercontinental, temos como campeões mundiais as seguintes equipes brasileiras: Santos, São Paulo, Flamengo, Grêmio, Corinthians e Internacional.

O Santos venceu a segunda e a terceira edição da Copa Intercontinental, em 1962 e 1963. O São Paulo, por sua vez, é tricampeão do mundo, sendo a única equipe brasileira que venceu o torneio em seus dois formatos diferentes, com conquistas nos anos de 1992, 1993 e 2005.

Confira os Times brasileiros que já foram campeões do mundo

Confira mais

Na década de 1980, as conquistas brasileiras vieram com Flamengo (1981) e Grêmio (1983). No ano 2000, quando o Mundial de Clubes teve seu formato modificado, o Corinthians conquistou o título com uma vitória sobre o Vasco. Até hoje este campeonato levanta algumas polêmicas, pois, no mesmo ano, também foi realizada a Copa Toyota, com o vencedor da Libertadores e da Champions League, tendo o Boca Juniors como campeão.

Em 2006, o Internacional conquistou o título com uma vitória sofrida contra o Barcelona. Seis anos depois, o Corinthians voltaria a ganhar o Mundial de Clubes, desta vez enfrentando um time europeu na final: o Chelsea, da Inglaterra.

Times brasileiros que já foram campeões do mundo - saiba mais

Vices

Em relação aos vice-campeões, o Brasil contabiliza Cruzeiro (1976 e 1997), Grêmio (1995), Vasco (1998 e 2000), Palmeiras (1999) e Santos (2011). Atualmente, o Mundial de Clubes é disputado por equipes de todos os continentes, em um sistema eliminatório, com partida única. Neste formato o domínio é brasileiro, com quatro títulos, seguido pela Espanha, com dois, ambos do Barcelona (2009 e 2011).

Pesquisar