Mitos e verdades sobre a alimentação

links patrocinados

Mitos e verdades sobre a alimentação

A busca por uma vida saudável é uma das grandes preocupações dos dias atuais. Na tentativa de adotar hábitos saudáveis, muitas pessoas procuram meios para evitar o sedentarismo e se alimentar de forma adequada. Contudo, tanto as atividades físicas como a alimentação precisam de algumas orientações, pois a solução pode acabar se tornando um problema. No caso dos exercícios físicos, a utilização de posturas incorretas pode acabar sendo prejudicial para a coluna e membros. Em relação aos alimentos, é comum que as pessoas adotem algumas práticas que, na verdade, têm pouca eficiência real. Conheça, abaixo, alguns mitos e verdade sobre a alimentação.

Recomendações importantes sobre a alimentação

Mitos e verdades sobre a alimentação Alimentação

Alimentação é, provavelmente, um dos assuntos que mais geram mitos apoiados em boatos e crenças populares. Como exemplo de um mito que perdura até hoje, podemos citar a clássica história de que a mistura de manga com leite é prejudicial à saúde. Este mito foi criado ainda durante a escravidão, quando os senhores de engenho queriam diminuir o consumo de leite nas senzalas – o que faria com que o produto sobrasse em maiores quantidades. Como os escravos consumiam muita manga, começou a circular o boato de que a mistura entre os dois alimentos faria mal à saúde.

Esta história tem um caráter ilustrativo, que mostra como alguns mitos se multiplicam e acabam virando verdades. Muitas vezes, um alimento que faz mal para determinado grupo de pessoas pode ser benéfico para outras. Cada organismo funciona de uma maneira, portanto, se possível, o ideal é consultar um nutricionista para saber qual a alimentação adequada para você.

Conheça os Mitos e verdades sobre a alimentação

Mitos sobre a alimentação

Além da famosa história da manga com leite, outros mitos se difundiram ao longo dos anos. A história de que o consumo de abacaxi ajuda a emagrecer, por exemplo, é um mito. O fruto, de fato, auxilia na digestão, mas não há nenhuma relação direta com o emagrecimento neste caso.

Muitas pessoas que desejam emagrecer trocam o pão branco pelo integral. Embora este último seja mais saudável, não há relação com o emagrecimento, pois a quantidade de calorias é a mesma. A vantagem é a porcentagem de fibras e outros nutrientes.

Confira os Mitos e verdades sobre a alimentação

O ovo

Um dos mitos mais conhecidos é a relação entre o ovo e o aumento do colesterol. Durante décadas, o ovo foi considerado um dos vilões no aumento do colesterol. Na verdade, estudos recentes mostram que os problemas cardiovasculares têm muito mais relação com causas hereditárias e ingestão de gorduras saturadas. O nível de colesterol dos ovos não chega a ser relevante no aumento do colesterol.

Mitos e verdades sobre a alimentação - saiba mais

Verdades sobre a alimentação

Quem está em busca da perda de peso costuma recorrer aos alimentos com fibras. Isso, de fato, auxilia na redução do peso. As fibras fazem com que a mastigação seja mais intensa, o que aumenta a sensação de saciedade. Com isso, acabamos comendo menos. As fibras também ajudam a regular o intestino, por vezes reduzindo a absorção de açúcar.

Por fim, outra verdade sobre hábitos de alimentação é o benefício que o vinho tinto, consumido moderadamente, traz para o coração. O mesmo não acontece com o vinho branco, que não utiliza as cascas da uva.

Pesquisar