Usina Belo Monte

links patrocinados

Usina Belo Monte

Usina Belo Monte

Sobre a Usina Belo Monte

Nos últimos dias muito se ouviu falar sobre a Usina de Belo Monte. Sobre a possibilidade de construção, as decisões judiciais em torno do assunto, etc. Mas o que é exatamente essa usina? Quais os impactos dela? Por que tanta discussão? Entenda melhor lendo este artigo.

Na verdade, a usina é uma hidrelétrica, que deve ser instalada no rio Xingu, no Pará, região Amazônica. O projeto para a construção de Belo Monte já existe há 30 anos, mas só agora está em vias de ser concretizado devido ao Programa de Aceleração do Crescimento, PAC.

Construção da Usina Belo Monte

Se realmente for construída, a hidrelétrica será a terceira maior do mundo (perdendo somente para Itaipu e para a de Três Gargantas, na China) e ela terá uma capacidade de 11.600 mega watts. O grande problema dessa grandiosidade é que, para ser colocada em prática, aproximadamente 100 mil pessoas terão que ser deslocadas, ou seja, tiradas de suas terras e de suas casas.

Outra questão que gera discussão é o fato de a capacidade total ser de 11.600 MW, mas apenas aproximadamente 4.400 MW poderão ser vendidos por ano. Isso porque o local do rio Xingu onde Belo Monte deverá ser construída tem 19.816 m³ de abril a setembro. Nos outros meses, esse volume cai para 1.065 m³ por segundo, o que significa redução de 94% na capacidade.

Além destas questões técnicas, também há as sociais e ambientais. A população que deverá ser deslocada é um grande número, considerando que também há índios no local. E o meio ambiente nunca mais será o mesmo depois da implantação da usina. Por isso tanto debate. Mas o fato é que o Governo Federal está decidido a construir e as obras devem começar ainda esse ano.

Usina Hidrelétrica Belo Monte

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é um projeto de construção no estado do Pará, localizado na Região Norte do Brasil. Sua inauguração está prevista para o ano de 2015, no mês de fevereiro. Ele está sendo construído no rio Xingu, em um trecho de aproximadamente 100 quilômetros. De acordo com previsões, sua potência será de aproximadamente 11.233, o que lhe transformará na maior usina hidrelétrica nacional, ficando atrás somente Itaipu, que é Binacional por estar localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Empresa Operadora e Empresa Distribuidora

O lago da Usina Hidrelétrica de Belo Monte terá uma área total de aproximadamente 516 km². O complexo conterá ainda três casas de força. O custo total para a construção da nova usina ficará em torno de 19 bilhões de reais. A empresa responsável pela operação da nova Hidrelétrica será a AHE Belo Monte, já a empresa que irá distribuir a energia produzida será a Eletronorte.

Como começou o projeto da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

O projeto de construir uma Usina no Rio do Xingu começou ainda na década de 70, quando foi iniciado o estudo do inventário hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio do Xingu. No ano de 1980, a Eletronorte começou a realizar a viabilidade econômica e técnica com relação ao complexo Hidrelétrico de Altamira, que por sua vez é formado pelas usinas de Babaquara e Kararaô.

Com o passar dos anos, o projeto de construção da Usina Hidrelétrica no Rio do Xingu foi modificado por diversas vezes. Na maioria das vezes em que o projeto foi modificado, teve a intervenção de ambientalistas por conter várias irregularidades dentro do projeto.

Consórcio

Dois consórcios disputaram o leilão para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e posteriormente o seu gerenciamento. A primeira que foi chamada de Norte Energia, continha as empresas Chesf, Queiroz Galvão, Gaia Energia e Participações, Galvão Engenharia, Mendes Energia, Serveng, J Malucelli Construtora, Contem Construções e Cetenco Engenharia.

No segundo consórcio, que continha o nome de Belo Monte Energia, continha as empresas Furnas, Eletrosul, Andrade Gutierrez, Vale, Neoenergia e Companhia Brasileira de Alumínio. A vencedora do consórcio foi a Norte Energia, que assinou um contrato no dia 18 de fevereiro de 2011 no valor de 13,8 bilhões de reais para a construção da Usina.

Pesquisar