Zoomp Jeans

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A história da Zoomp se inicia na década de setenta, quando no ano de 1974, o estilista brasileiro Renato Kherlakian cria a marca que seria referência no mundo da moda, principalmente na fabricação de jeans de qualidade. Renato já tinha um background de criação com tecidos – seus pais eram donos de uma loja de roupas de cashmere em São Paulo (tecido caro, que é conhecido pela sua nobreza e já estava envolvido na família armênia dos Kherlakian há muito tempo, inclusive na venda desses produtos para países como a França e o Reino Unido).

Renato é formado em direito, além de ter conhecimento sobre publicidade, turismo e administração. A marca Zoomp está envolvida com a história da moda brasileira, participando do Morumbi Fashion Festival (que depois viria a se tornar o maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week) desde sua primeira edição. O uso do raio (símbolo da marca) está ligado ao glamour do rock setentista e oitentista (se David Bowie apareceu na sua mente, você está corretíssimo) – a ideia é justamente a de se transformar de acordo com a evolução urbana, o camaleão do rock que possui uma marca inspirada nele, com o mesmo objetivo de renascer quantas vezes forem necessárias. O raio também simboliza a quebra de paradigmas, do comum – um relâmpago que altera a realidade anterior.

A inovação, portanto, é a marca registrada da Zoomp. Atualmente, possui lojas próprias ou então é possível fazer a revenda em lojas multimarcas – elas estão espalhadas por todo o território nacional, além de alguns países ao redor do mundo (como nos Estados Unidos e Europa). São cerca de quinhentos funcionários, sendo que a sede está localizada no interior de São Paulo, na cidade de Barueri. Em 2009, conseguiu vender mais de um milhão de calças jeans – embora a marca também esteja envolvida com acessórios (como cintos), além de camisetas, jaquetas e blusas.

Nos anos noventa a Zoomp estava realmente no auge: mais de oitocentos funcionários, além de quase cem lojas espalhadas por quase dez países. As campanhas publicitárias incluíam modelos como Naomi Campbell, Ana Cláudia Michels e Gisele Bündchen. Em 2006, a crise financeira e as dívidas afetaram o grupo, que acabou decretando falência em 2009. O grupo Identidade Moda comprou a marca, que embora seja considerada clássica, não possui nem de longe o glamour da década anterior. Aos poucos, os novos investidores vem tentando resgatar os bons momentos da Zoomp, com lançamentos variados de inverno e verão.

Tendências e lançamentos

Embora não seja possível comprar pelo site da marca, a página oficial oferece várias fotos e informações sobre qual é o fio condutor das coleções (Inverno ou Verão) mais recentes. A Zoomp mais uma vez se destaca pela discrição nos cortes, a qualidade do tecido, o equilíbrio das cores e a ousadia das combinações. Para as mulheres, calças skinny, principalmente em tons azuis, enquanto que a linha masculina se concentra no verde escuro e no preto, dando um ar mais clássico aos modelos.

Fotos

Confira Fotos da Zoomp Jeans:

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Campanha ZoompCampanha Zoomp
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