Zip Code Brasil

links patrocinados

Zip Code Brasil

Frequentemente, muitos são os indivíduos que se pegam pensando sobre qual é o Zip Code do Brasil. A dúvida geralmente surge após uma primeira viagem internacional, quando o indivíduo descobre que muitos países usam como base a essência do Zip Code americano para criar os seus sistemas de endereçamento.

O verdadeiro Zip Code

O Zip Code, na realidade, não passa de uma expressão utilizada no inglês, uma sigla para Código da Zona de Informação Postal. Sendo assim, como o próprio nome já diz, esse código é necessário, em todo o território norte-americano, para situar o endereçamento postal populacional.

O Zip Code é um código essencialmente numérico utilizado para endereçar as casas dos Estados Unidos, sendo o código utilizado pelo sistema dos correios do país tanto para a identificação das ruas, avenidas ou até mesmo de prédios que mantenham seus registros na correspondência.

O sistema Zip Code americano começou a ser utilizado no ano de 1963, e sua expertise fez com que ele fosse “copiado” por muitos países ao redor do mundo.

Zip Code Brasil

No Brasil, o “Zip Code” é na realidade o nosso querido Código de Endereçamento Postal, o CEP. Esse conjunto de números é, na realidade extremamente, similar com o utilizado nos Estados Unidos.

A primeira diferença entre o código de endereços postais norte-americanos para o Zip Code Brasil, vai para o fato de que no nosso país esse conjunto é composto por oito números, enquanto nos Estados Unidos, são nove.

Porém, o objetivo principal de ambos é um tanto quanto similar: orientar e tornar mais rápido e eficaz tanto o encaminhamento como também a própria distribuição das encomendas e correspondências, envolvendo as residências empresas, fábricas, prédios e qualquer outro tipo de espaço físico.

Zip Code ou CEP?

Desse modo, o Zip Code Brasil na realidade não existe, sendo ele apenas um código de endereçamento postal similar com o que nós temos no Brasil, o CEP.

O CEP é utilizado pelos correios para facilitar todo o tipo de serviços e organizações envolvendo correspondências e encomendas entregues para todos os gêneros de ambientes físicos nas limitações do território brasileiro.

A principal finalidade de criar um código específico para cada endereço de nosso país é tornar o serviço de separação, encaminhamento, triagem e até mesmo a distribuição a domicílio muito mais rápidos, já que esse método facilita os correios principalmente por ser mecanizado.

Por fim, cada um dos códigos do que podemos chamar de “Zip Code do Brasil”, ou seja, o nosso CEP, é capaz de identificar o endereço em questão com todos os seus detalhes, como o nome da rua ou da avenida, o número da residência, se ele é uma casa ou um prédio e até mesmo identifica os complementos (em caso de condomínios fechados, por exemplo).

Mais informações

O Zip Code é formado por uma combinação de cinco números e um hífen que o separe de mais quatro números, sendo eles os responsáveis por identificar os endereços do destino em questão.

Como já visto, no Brasil esse código tem oito números, mas nem sempre foi assim. Até o ano de 1993, o código de endereçamento postal brasileiro era formado por apenas cinco números. Como não foi o suficiente para suprir com a grande demanda de endereços, então o código precisou ganhar, no final de cada placa, mais três números após o hífen.

GD Star Rating
loading...
Zip Code Brasil, Nota: 4.0 de 5 com 8 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados