Zattar o que é e como preparar

links patrocinados

Zattar o que é e como preparar

Zattar o que é e como preparar

Você já ouviu falar em Zattar? Uma especiaria não tão popular no Brasil, pois faz parte da culinária oriental, onde é considerado uma dos condimentos mais saborosos e está entre os pedidos preferidos pelos orientais.
A culinária do oriente médio conhecida por suas comidas extremamente temperadas, sabores apimentados, e muitas especiarias em todos os pratos apresenta o chamado zattar que vem conquistando paladares por onde passa.
No entanto o elemento já apresentado em diversos restaurantes pelo país caiu no gosto
Principalmente dos brasileiros, que gostam de pratos bem temperados, principalmente no nordeste do país. A queles que já tiveram o prazer de degustar o zattar foram conquistados, se você ainda não provou veja como preparar o seu próprio Zattar em casa.

O que é Zattar

Zattar o que é

O alimento típico da culinária oriental tem seu nome de origem como ‘Origanum syriacum’.
O zattar está na família dos condimentos, aqueles pequenos elementos da comida mas que dão todo o sabor. Preparado a base ervas secas, sementes e gergelim, recebe outros temperos como sal e várias outras iguarias como a casca de limão, cominho, anis e o coentro. A variedade de temperos utilizada varia conforme a região em que é preparado.
O principal elemento usado no zatar é o zahatar, e é dai que vem o seu nome. O zahatar é um tipo de tomilho cultivado apenas no oriente médio.
O condimento é produzido no oriente médio por todas as mulheres que cozinham, especialmente no Iraque que possuí áreas férteis para plantio dos demais condimentos usados no Zattar.
O tempero pode ser encontrado no Brasil em lojas especializadas em culinária árabe ou culinárias estrangeiras.

Como preparar zattar

Para prepara-lo você vai precisar de tomilho, terra seca, manjericão, orégano entre outros condimentos combinados a partir destes. Você poderá também mistura-lo ao sal e sementes de gergelim e outras especiarias da mesma família. Você pode também moer os condimentos em casa com um moedor elétrico. Outra alternativa para quem não tem o moedor, é triturar as ervas usando as mãos para amassa-las, esfregue as ervas, passe-as na peneira e seu zattar está pronto
Para fazer em casa você pode utilizar as folhas de hortelã. ( Deixe as secar e depois de moídas, utilize apenas o pó); gergelim também pó, assim como o tomilho e suco de um limão apenas algumas gotas. Para preparar basta apenas fazer a mistura de todos os elementos em uma vasilha e está pronto seu zattar, agora basta colocar nas receitas de sua preferência.

Como preparar o Zattar

Como utilizar o zattar

Você pode utiliza-lo em molhos, patês e molhos. Assim como pode ser apresentado com peixes, frangos e carnes, em grelhados, ensopados e assados. A forma de utiliza-lo pode ser usado a seco friccionando nas carnes ou líquido usado para marinar os pratos.
O zattar combina com quase tudo, por isso também é uma opção para acompanhar os pratos verdes e estar nas misturas de molho utilizado em salada. Outro prato que faz uma combinação perfeita com o tempero são as batatas.
Como utilizar o zattar Zattar- condimentos

Pesquisar
Artigos Relacionados