Xadrez Livre

links patrocinados

Xadrez Livre

Quem curte jogos de tabuleiro provavelmente sabe como é jogar xadrez – um jogo de muita estratégia e diversão. O jogo original é muito antigo, mas com o passar do tempo e com a evolução tecnológica, ele ficou disponível para jogar também online.

Um dos projetos desenvolvidos para quem gosta de jogar xadrez pela internet é o Xadrez Livre. Nele, os usuários jogam entre si e contra computadores (robôs), e dessa forma desenvolvem habilidades.

O mais interessante do Xadrez Livre é que ele tem um bate-papo que melhora a comunicação entre os jogadores, e favorece o desenvolvimento de estratégias e reforça habilidades, de uma maneira colaborativa.

O Xadrez Livre, na realidade, faz parte de um projeto idealizado e gestado pelo MEC, pela Universidade Federal do paraná (UFPR) e o Centro de Excelência em Xadrez (CEX).

Cadastro

Para se cadastrar é muito fácil. Basta entrar no site do Xadrez Livre, clicar na opção de cadastro e preencher Login, e-mail e senha. Após esse cadastro ser validado, você já pode entrar no programa e começar a jogar.

Sobre o jogo de xadrez

O xadrez é um jogo de tabuleiro que surgiu na Europa, mais especificamente no sudeste do continente, na metade do século XV. O contexto era o renascimento, e acredita-se que tenha origens indianas e persas.

O objetivo do xadrez é o Xeque-Mate, no qual um jogador extermina as possibilidades de jogada do outro para proteger seu Rei, que é a peça mais importante do jogo. São 16 peças no total para cada jogador, e elas tem diversos formatos e agem de formas diferentes durante o jogo. O tabuleiro é composto por casas (quadrados0 claros e escuros, e assim também são suas peças.

Outras opções

Quem é apaixonado por jogar xadrez, possui diversas opções para praticar. Os jogos virtuais são bastante populares para quem quer jogar durante um intervalo de trabalho, por exemplo. É só se conectar a rede e ir no seu site favorito para começar a jogar. Além disso, esse formato permite conhecer pessoas novas e trocar ideias sobre o jogo.

Quem passa bastante tempo no computador, também pode fazer a instalação instalação no seu aparelho um jogo de xadrez. Dessa forma, sempre que você jogar pode acessar diretamente o programa. Neste caso, não é necessário ter conexão a internet, o que pode facilitar em momento que você perde a sua conexão.

Já quem gosta de jogar pessoalmente, existem grupos em todas as cidades para o jogo. É só encontrar o anuncio em jornais ou blogs. Esses grupos muitas vezes elaboram competições para escolher o melhor jogador de xadrez. Além de jogar, o usuário pode ter um momento de socialização e diversão.

O xadrez é um bom jogo para quem deseja desenvolver algumas habilidades. Ele está ligado a capacidade de prever as ações do seu oponente. Nisto está a grande diferença do jogo, uma vez que ao adquirir pratica, o jogador pode observar a posição das pecas e imaginar como o seu adversário irá movimentá-las. Assim, ele pode antecipar as próprias jogas e fazer o xeque-mate.

Pesquisar
Artigos Relacionados