Vulcão Europa

links patrocinados

Vulcão Europa

Vulcão Europa

Os vulcões europeus não estavam na mídia até março de 2010, quando o vulcão islandês Eyjafjallajökull entrou em erupção e provocou um verdadeiro caos em toda a Europa. Localizado no norte da pequena província de Skógar, o vulcão está situado sobre uma geleira e possui uma cratera de aproximadamente quatro quilômetros de diâmetro.

A penúltima erupção do vulcão havia acontecido entre os anos de 1821 e 1823, por isto, realmente foi uma verdadeira surpresa para a população quando o vulcão entrou novamente em atividade.

Tendo entrado em erupção pela primeira vez após centenas de anos em março de 2010, o vulcão apenas ocasionou a evacuação dos moradores da região. Porém, a segunda erupção, ocorrida em abril do mesmo ano, foi a responsável por gerar um caos aéreo sem precedentes na Europa por ser do tipo explosiva.

Vulcao da Europa

Em função dos ventos vindos do noroeste, uma enorme nuvem de cinzas se espalhou por todo o continente europeu, ocasionando o cancelamento de milhares de voos. De acordo com autoridades, os aviões foram proibidos de circular por conta do perigo de entupimento de partes essenciais das aeronaves, além de estragos e panes em motores.

Os cancelamentos geraram um prejuízo de mais de seis bilhões de dólares e cerca de vinte milhões de passageiros foram prejudicados.

A cinza vulcânica não oferecia risco somente para as aeronaves, como também para as pessoas. Em contato com a água, a cinza se transforma em pequenas partículas de vidro, por isto, inalar estas pequenas partículas seria o mesmo que rasgar os pulmões com uma faca.

Vulcão Etna

Noticias sobre o Vulcao

Além do Eyjafjallajökull, a Europa conta com diversos outros vulcões, sendo que alguns estão ativos e outros permanecem desativados por um longo período. Um dos vulcões mais famosos do continente é o Etna, localizado na parte oriental da Sicília, na Itália.

Ativo atualmente, o Etna é considerado o vulcão mais alto da Europa e um dos mais altos do mundo. As erupções são bastante frequentes, mas geralmente não oferecem riscos à população e não é necessário fechar aeroportos. Algumas atividades do vulcão são do tipo explosivas e em algumas ocasiões já foi possível encontrar partículas de cinzas em Roma, cidade localizada a cerca de oitocentos quilômetros de distância.

Vulcão Vesúvio

Vulcoes ativos na Europa

Outro vulcão bastante popular na Europa é o Vesúvio, também localizado na Itália, mais precisamente em Nápoles, e atualmente inativo.

O Vesúvio é constantemente lembrado pela erupção de 79 d.C, quando a lava e as cinzas resultaram na destruição das cidades de Pompeia e Herculano, jamais reconstruídas.

As erupções de Vesúvio são geralmente explosivas, o que faz dele um dos mais perigosos do mundo. Cerca de três milhões de pessoas moram no entorno do vulcão, o que garante à região vulcânica a posição de mais populosa do planeta.

Vulcão Stromboli

O vulcão Stromboli, igualmente situado na Itália, ao norte da Sicília, é considerado o mais ativo da Europa, entrando em erupção a cada uma hora aproximadamente. A ilha onde o vulcão está localizado pode ser acessada através de navio e no inverno a população é reduzida drasticamente: dos quatro mil habitantes usuais, cerca de cem permanecem no local.

Europa tem varios vulcoes Vulcao Europa em atividade

Pesquisar