Vitaminas – Sobre as vitaminas, ausência, alimentos e classificação das Vitaminas

links patrocinados

Vitaminas - sobre as vitaminas, ausência, alimentos e classificação das vitaminas

Vitaminas – Sobre as vitaminas, ausência, alimentos e classificação das Vitaminas

As vitaminas são essenciais para nosso organismo pois supre as necessidades orgânicas do sistema complexo e cheio de fluxos que é o nosso corpo. Elas são obtidas através dos compostos orgânicos contidos nos alimentos e em caso de falta de vitaminas essenciais pode levar a doenças. Contudo o excesso delas também pode acarretar problemas, por isso é importante conhecer mais sobre elas.

O nome vitamina foi criado em 1912 pelo bioquímico polonês, Casimir Funk, nome usado inicialmente para descrever substancias do grupo funcional amina, pois naquela época pensava-se que todas as vitaminas eram provindas dos animais. Atualmente já se sabe que o mundo vegetal também é fonte de vitaminas, mas o nome dado inicialmente permaneceu.

Classificação de Vitaminas

Vitaminas nos alimentos

Há dois tipos diferentes de categorização das vitaminas, de acordo com sua solubilidade, que são: as vitaminas lipossolúveis, ou seja, a absorção acontece aliada a gordura, sendo que se acumulada ao organismo excessivamente tem efeito tóxico; tem também as vitaminas hidrossolúveis, isto é, são aquelas diluídas em meio aquoso e que não se permanecem no organismo, sendo eliminadas pela urina.

No grupo lipossolúvel encontram-se as vitaminas “A, D, E e K”, já no grupo hidrossolúvel estão as vitaminas de complexo tipo B e C. A ingestão diária de vitaminas do grupo que corresponde ao grupo B e C é necessária, uma vez que são vitaminas que são mandadas embora pelo organismo. Elas são encontradas em folhas verdes, frutas, óleos, leite e seus derivados.

Problemas com a falta de Vitaminas

Vitaminas nas frutas

A carência dessa substancia valiosa para o nosso organismo pode resultar em doenças como a avitaminose, também chamada de hipovitaminose. Essa doença pode gerar sintomas como fraqueza muscular e dificuldades respiratórias.

A ausência da vitamina é um assunto muito sério pois acarreta deficiências irreversíveis como insuficiência cardíaca e distúrbio mental (se faltar a vitamina B1), distúrbios nervosos (se faltar a vitamina B2), raquitismo (se faltar a vitamina D), anemia e esterilidade (se faltar a vitamina E), problemas de visão (se faltar a vitamina A), ausência ou dificuldade de coagulação sanguínea (se faltar a vitamina K).

Ausencia de Vitaminas

A maneira encontrada para melhor ingerir todas a vitaminas essenciais para o funcionamento regular do organismo é encontrar alternativas para uma alimentação saudável e diversificada, incluindo alimentos frescos no cardápio.

Vitaminas presentes em alimentos de fácil acesso

Confira na tabela abaixo as principais vitaminas que nosso organismo necessita e que estão presentes em alguns alimentos de fácil acesso:

Vitamina

Alimentos

A
Escarola, Cenoura, Brócolis
B12
Carnes em geral e Fígado
B1
Carnes em geral e Cereais
B2
Carnes em geral e Leite
B5
Frutas
C
Melão, Limão, Manga, Laranja, Abacaxi, Kiwi, Morango
D
Fígado, Vegetais verde escuros, Gema de ovos, Leite e seus derivados
E
Vegetais, Azeite, Verduras
K
Verduras ou Vegetais verde escuros e Fígado

Polivitamínicos e Suplementos

Especialistas em nutrição e profissionais da medicina concluíram que a suplementação de vitaminas e sais minerais em quantidades equilibradas podem prevenir carências nutricionais e doenças crônicas como o câncer. A chave está em consumi-las em doses balanceadas para fortalecer o sistema orgânico e garantir a saúde.

Consumo de Vitaminas Vitamina B1

Pesquisar
Artigos Relacionados